De acordo com a prefeitura, após o primeiro óbito, todos os residentes e trabalhadores foram testados e isolados. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou ao asilo, à Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação e equipe médica da instituição todo o suporte para controle do surto.
Um vídeo do coordenador de redes do município, Diego Vieira, foi publicado no Instagram da prefeitura nesta quarta-feira (29). Diego explica que o caso da senhora de 87 anos evoluiu muito rapidamente e veio a óbito, além de falar das medidas que foram adotadas frente a esse cenário.
“Inicialmente, o asilo foi completamente isolado, depois montamos uma força-tarefa em conjunto com um laboratório e realizamos coletas em todos os residentes para a realização do RT-PCR. Após isso, todos foram avaliados pelo médico. Digo que estão sendo tomadas todas as condutas possíveis, seguindo os nossos fluxos e os protocolos do Ministério da Saúde” explica.
Em outro vídeo, publicado nesta quinta-feira (29), Diego confirma o quadro de surto epidemiológico no asilo municipal. “Infelizmente foram confirmados 36 casos positivos. Nesse momento todas as condutas estão sendo tomadas. Os pacientes estão sendo monitorados e avaliados diariamente, todos os contatos estão sendo investigados e estamos seguindo tudo que o protocolo manda.”
De acordo com o último boletim epidemiológico, publicado nesta quarta-feira (28), Ponte Nova já registrou 618 casos positivos para o coronavírus e o número de óbitos já chega a 11.