A expectativa da campanha de multivacinação é que 109 mil crianças de até 4 anos de idade fossem vacinadas. A ação terminaria nesta sexta-feira (30). No entanto, somente 45 mil foram imunizadas. Diante do baixo índice de cobertura contra a poliomielite e o sarampo, a campanha, em Belo Horizonte, foi prorrogada e agora vai se encerrar no dia 20 de novembro.
Leia Mais
Aeroporto Internacional recebe novo carregamento de vacinas contra meningite C'É inaceitável não ter disponibilização de vacina', diz presidente da Sociedade Mineira de InfectologiaLei obriga atualização de vacinas para matrícula escolar em Poços de Caldas Minas registra 74 casos de sarampo; Viçosa prorroga campanha de vacinação até o dia 27No caso do sarampo, a adesão foi ainda mais baixa, apenas 10% do público-alvo, adultos de 20 a 49 anos, procurou as unidades de saúde da capital. A estimativa é que cerca de 1,1 milhão de pessoas fossem imunizadas, mas até o dia 27 de outubro, somente 119 mil receberam a vacina.
Outras vacinas
Além do sarampo e da poliomielite, doses de outras vacinas estão disponíveis para a população, nas unidades de saúde, são elas: BCG, Pentavalente, Rotavírus, Hepatite A, Hepatite B, Meningo C, Meningo ACWY, Pneumo 10, Tríplice Bacteriana, Tríplice Viral, Varicela, Febre Amarela, HPV, Dupla Adulto e Tríplice Bacteriana tipo Adulto.
As doses serão aplicadas assim que a necessidade individual de imunização for constatada. No entanto, é fundamental levar o cartão de vacinação para que o profissional de saúde faça a conferência.
Locais
A imunização acontece em todos os Centros de Saúde de Belo Horizonte. Para saber os locais e horários de funcionamento, consulte aqui.
De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, todos os centros permanecem abertos durante a pandemia e contam com várias medidas de segurança para evitar contaminação. Além disso, o uso de máscaras é obrigatório, exceto para crianças de até 2 anos.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.