Dois homens de 55 e 66 anos foram detidos, na madrugada desta sexta-feira, transportando 270 aves da fauna brasileira dentro de um carro. Eles foram abordados durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no km 278 da BR-116, em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri.
As aves eram das espécies trinca-ferro, cardeal, canário-da-terra, galo-da-serra e pássaro-preto. Eles estavam em gaiolas com pouco espaço.
De acordo com a PRF, os homens disseram que são de Itaperuna (RJ) e adquiriram as aves em Vitória da Conquista (BA), mas não identificaram os fornecedores e nem falaram o valor pago.
Dupla é flagrada transportando 270 aves silvestres na BR-116, em Teófilo Otonihttps://t.co/Jw8lnfZKM4
— Estado de Minas (@em_com) October 30, 2020
Crédito do vídeo: PRF/Divulgação pic.twitter.com/yNuzXryebV
Ainda segundo a polícia, os dois têm passagens por tráfico de animais silvestres. Eles assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) se comprometendo a comparecer ao Juizado Especial Criminal de Teófilo Otoni, onde devem responder com base na Lei de Crimes Ambientais. As aves foram encaminhadas à Polícia Militar de Meio Ambiente.
Neste ano, a Polícia Rodoviária Federal já apreendeu 2.593 animais silvestres nas estradas que cortam Minas Gerais, 169% a mais do que em todo o ano passado, quando a polícia apreendeu 963 animais.