A manhã desta sexta-feira (30) já foi diferente dos últimos dias na capital mineira. O céu teve muitas nuvens e a temperatura ficou um pouco mais amena. E essa será a previsão para o feriado prolongado.
Uma frente fria que vem atuando sobre o litoral da região Sudeste já começa a trazer impactos em Minas ainda nesta sexta, perdurando até domingo. Ela deve provocar chuva, acompanhada de queda brusca nas temperaturas.
Leia Mais
Final de semana do feriadão promete virada no tempo em BHFlexibilização: cultura começa a retomar seu lugar na capital dos botecosComércio de BH poderá funcionar no feriado de FinadosGuarda Municipal de BH terá atuação nos cemitérios em Dia dos FinadosMais de 64 mil pessoas devem passar pela rodoviária de BH no feriado de FinadosNesta sexta, a mínima no início da manhã foi de 19°C e a máxima pode chegar aos 30°C. Entre o período da tarde e da noite já há previsão de chuvas, com ventos de intensidade até média.
"Entre hoje e amanhã há possibilidade de chuvas entre 30 e 35mm na Grande BH, com alta nebulosidade", comenta Ruibran. Se concentradas, as chuvas podem ser de forte intensidade.
Em 29 dias de outubro, a capital acumulou 104,2 mm de chuva - 99,5% do total esperado para o mês. Há chances, portanto, de a média histórica ser ultrapassada.
Para o sábado (31), a previsão é de céu encoberto com chuva ao longo de todo o dia na capital. Os termômetros devem ficar entre 17°C e 23°C - uma queda de 7°C. A tendência se mantém no domingo (1º), quando as temperaturas devem cair ainda mais e ficar entre 15°C e 20°C, com chuvas especialmente no período da manhã.
"Na segunda (2), a frente fria começa a perder força. Não deve ter chuva, o céu fica parcialmente nublado e a máxima já volta para ficar entre 25°C e 30°C", completa o meteorologista.
Temporais no interior de Minas
A frente fria já começa a impactar com mais intensidade o Sul de Minas e a Zona da Mata ainda nesta sexta-feira (30). "Nessas regiões, entre hoje e amanhã, já há expectativa de chuva entre 35 e 40mm, que podem ser fortes", ressalta Ruibran dos Reis.
O tempo fechado e a chance de chuva prevalecem em praticamente todas as regiões do estado nessa sexta. As temperaturas também já começam a entrar em leve declínio. A mínima foi de 12°C, no Sul, e a máxima de 35°C, no Norte e no Vale do Jequitinhonha.
No sábado (31), os impactos da frente fria avançam sobre as demais localidades do estado. "Possibilidade de chuvas fortes no Sul, Zona da Mata, Central, Leste, Norte e Noroeste", informa o meteorologista. Nas duas últimas, precipitações entre 40 e 50mm, que podem ser extremamente fortes. Máxima de 32°C e mínima de 12°C em Minas.
"Os modelos mostram que há chances de acumulados de 100mm na faixa Leste do estado, nas proximidades de Caratinga, Ipatinga, Coronel Fabriciano e Governador Valadadares", destaca Ruibran. "Se concretizado, pode provocar tempestades e causar problemas".
A tendência é que o tempo se mantenha assim no domingo (1º), com a frente fria avançando ainda mais para as regiões Norte e Noroeste do estado. Mínima de 11°C e máxima de 31°C.
Na segunda-feira (2), tempo mais ameno e perda de força da frente fria em praticamente todo o estado. Céu encoberto e pancadas de chuvas mais fortes ainda nas faixas Norte e Leste de Minas. Máxima de 33°C e mínima de 10°C.