Segundo a Polícia Militar, os oficiais tomaram conhecimento do caso após denúncias anônimas. “A PM deflagrou uma operação para certificar o local, que estava sendo denunciado como desmanche de veículos. De posse das informações, foi expedido um mandado de busca e apreensão e cumprido hoje”, diz Rodolfo de Matos Gomes, cabo da Polícia Militar.
A propriedade denunciada fica na Estrada da Limeira. “Assim que chegamos ao local, encontramos uma motocicleta sendo utilizada pelos caseiros com chassi empinado. Veículo de leilão que seria desmanchado”, afirma.
A PM apreendeu tratores, caminhões, retroescavadeiras, motores de veículos, ferramentas agrícolas e maquinários sem procedência. “No total, foram 40 itens apreendidos. Muitos caminhões com queixa de roubos e furtos sendo adulterados. Inclusive, um dos caminhões foi furtado em Monte Sião, em julho deste ano, com sacas de café”, completa.
Segundo a polícia, o terreno é bem extenso, com três imóveis. Em um deles, os militares encontraram munição de pistola calibre 380. “O advogado do dono da propriedade esteve no local e não soube informar se o cliente possuía alguma arma”, diz.
A polícia constatou também áreas desmatadas com árvores arrancadas e ainda encontrou uma criação de porcos em área de preservação ambiental. “A gente contabilizou mais de 200 suínos totalmente irregulares. A construção da estrutura está em área de preservação permanente comprometendo o meio ambiente. Se o proprietário não tiver a licença, a infração agrava ainda mais”, explica o sargento Martins da Polícia Militar Ambiental.
Ainda de acordo com a PM, duas pessoas foram presas em flagrante. “O caseiro não foi encontrado, mas essas pessoas estariam trabalhando no desmanche. Eles tiveram a prisão ratificada na Delegacia de Polícia Civil”, ressalta o cabo da PM.
Os veículos apreendidos foram encaminhados ao pátio credenciado em Pouso Alegre. A Polícia Civil investiga o caso.