A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu alerta para pancadas de chuva na capital mineira na tarde desta terça-feira (3). O aviso dura até as 8h desta quarta (4).
Leia Mais
Semana em BH será de oscilações entre dias de sol e chuvaChuvas: veja como identificar riscos de deslizamentos de terra e desabamentos Chuvas: Prefeitura de BH diz que pandemia não afetou datas de obrasBH ainda tem alerta para chuvas intensas na manhã desta quartaPadrasto é suspeito de assassinar enteado em Ribeirão das NevesDepois de instabilidade, Samu volta a operar no 192Traficante que se passava por motorista de aplicativo é preso em BH
A intensidade dos ventos deve ficar em 45 quilômetros por hora, informa a Defesa Civil.
Caso a chuva esperada de fato ocorra, o morador de BH precisará redobrar a atenção com os pontos de alagamento na cidade.
São os casos, sobretudo, das avenidas Tereza Cristina, Vilarinho, Francisco Sá, Cristiano Machado, Heráclito Mourão de Miranda, Prudente de Morais e Silviano Brandão.
Atenção especial também com encostas, morros, rachaduras e trincas.
Em caso de emergência, o morador deve acionar a Defesa Civil pelo 199.
Outro alerta vai para as árvores, que sempre correm risco de cair.
Em caso de rompimento de cabos elétricos, o morador também pode acionar a Cemig pelo 116, além da Defesa Civil.
Previsão
A semana útil, que começa um pouco mais tarde em função do feriado nacional do Dia de Finados, será de uma forma que o belo-horizontino já conhece: com oscilações no tempo.
A partir desta quarta (4), entretanto, a instabilidade se intensifica e já há perspectivas mais concretas de pancadas de chuva. O céu ficará encoberto e a máxima deve ser de 25°C.
Na quinta-feira (5) o tempo já volta a abrir no período da tarde e, entre sexta (6) e sábado (7), o céu volta a ficar entre poucas nuvens e as temperaturas podem ter ligeira elevação.
"A nebulosidade controla muito a temperatura. Neste auge da primavera, que estamos chegando, ela mantém a temperatura mais amena, ainda que haja oscilações no tempo. Diferentemente do que acontece no início da estação, quando temos céu aberto e muito calor", afirma a meteorologista do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Anete Fernandes.
Com informações de Rodrigo Salgado