Paralisado desde março, devido à pandemia da COVID-19, o serviço de coleta seletiva de lixo de Belo Horizonte será retomado na próxima segunda-feira (09), segundo a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU). O recolhimento feito porta a porta vai ocorrer nos mesmos horários já estabelecidos. Para a entrega voluntária de recicláveis nos chamados Pontos Verdes, é preciso consultar os endereços dos coletores em pbh.gov.br/reciclagem.
Leia Mais
Engenheiro mineiro cria produto de limpeza que elimina o novo coronavírusCoronavírus: Minas registra 2,2 mil novos casos, totalizando 364.541PBH retoma retirada de pertences de moradores em prédio incendiado no CasteloCOVID-19: Informação sobre descarte diferente do lixo de infectados é falsaMinistro Ricardo Salles vem a Minas para fechar lixões nesta quinta-feiraCampo Belo: catador de material reciclável procura dono de celular encontrado no lixoEleições 2020: SLU recolhe 8,6 toneladas de lixo em BHMineiro lança música em homenagem às vítimas de MarianaOs ambientes de trabalho foram sinalizados com orientações de higiene e desinfecção. Há placas instruindo a respeito do distanciamento social, do não compartilhamento de objetos pessoais como copos, garrafas e talheres, bem como a recomendação de se evitar apertos de mão ou qualquer outro contato físico. Todos os trabalhadores passaram por uma capacitação e vão usar roupas apropriadas, além de luvas e máscaras.
Apoio da população
O órgão de limpeza urbana reforça que, neste momento, o apoio da população é fundamental. A sugestão da SLU é que as pessoas higienizem os resíduos antes de descartá-los para a coleta e, se possível, deixem os materiais recicláveis guardados por uma semana, em local seguro, como forma de ampliar a descontaminação.
Com relação ao recolhimento ponto a ponto, é indispensável que as pessoas utilizem de forma correta os equipamentos de Ponto Verde, evitando o descarte de qualquer outro resíduo que não seja o reciclável no interior dos coletores. As máscaras devem ser eliminadas somente na coleta domiciliar convencional, de maneira bem-acondicionada, de preferência em sacos duplos, para não contaminar os garis e outras pessoas.
A SLU também pede que a população não deposite, nos equipamentos coletores, materiais tóxicos e infectantes, resíduos de saúde e orgânicos, além de cuidar da limpeza do local. O órgão solicita, ainda, que os cidadãos obedeçam aos dias e horários de colocação dos recicláveis, nas calçadas dos bairros atendidos pela coleta seletiva porta a porta.