A prefeitura de São João Del Rei, na Região do Campo das Vertentes, publicou um novo decreto nessa sexta-feira (6) que autoriza a realização de eventos com até 500 pessoas. A decisão segue a deliberação do programa Minas Consciente, publicada na última quinta-feira (29) de outubro, que permite a mudança.
De acordo com o decreto municipal, os eventos podem ocorrer respeitando as regras sanitárias e epidemiológicas de enfrentamento à pandemia. Além disso, em locais fechados, o estabelecimento deve seguir a regra de uma pessoa para cada dez metros quadrados. Já em locais abertos, fica definido uma pessoa a cada quatro metros quadrados.
Leia Mais
Lagoa Santa registra aumento de média móvel de COVID-19 Minas chega a 9.204 mortes e 368.609 casos confirmados de COVID-19BH chega a 49.286 casos e 1.526 mortes confirmadas por COVID-19Casa Funarte Liberdade abre as portas em Belo Horizonte
A decisão do comitê estadual busca a retomada gradual do setor de eventos, que sofreu uma perda de quase R$ 90 bilhões em decorrência da necessidade de isolamento. O documento publicado no dia 29 explica que “o mercado do turismo e eventos sofreu um baque com a pandemia do novo coronavírus, e tudo indica que estes serão os segmentos que levarão mais tempo para se recuperar dos efeitos da crise.”
A deliberação também informa que o Grupo Executivo do Minas Consciente irá reavaliar a situação no início de dezembro, “levando em consideração a natureza da atual crise, de constante mudança e assim adaptar as diretrizes de acordo como o quadro estará naquele momento.”
São João Del Rei já registrou 844 casos confirmados da COVID-19, de acordo com o último boletim epidemiológico. Além disso, o município já confirmou 21 mortes e, atualmente, existem 38 casos ativos da doença.