De acordo com o decreto municipal, os eventos podem ocorrer respeitando as regras sanitárias e epidemiológicas de enfrentamento à pandemia. Além disso, em locais fechados, o estabelecimento deve seguir a regra de uma pessoa para cada dez metros quadrados. Já em locais abertos, fica definido uma pessoa a cada quatro metros quadrados.
O município avançou para a etapa menos restritiva do programa estadual, Onda Verde, em outubro. Até então, nesta onda, os eventos já podiam acontecer na cidade, porém, respeitando o limite de até 30 pessoas.
A decisão do comitê estadual busca a retomada gradual do setor de eventos, que sofreu uma perda de quase R$ 90 bilhões em decorrência da necessidade de isolamento. O documento publicado no dia 29 explica que “o mercado do turismo e eventos sofreu um baque com a pandemia do novo coronavírus, e tudo indica que estes serão os segmentos que levarão mais tempo para se recuperar dos efeitos da crise.”
A deliberação também informa que o Grupo Executivo do Minas Consciente irá reavaliar a situação no início de dezembro, “levando em consideração a natureza da atual crise, de constante mudança e assim adaptar as diretrizes de acordo como o quadro estará naquele momento.”
São João Del Rei já registrou 844 casos confirmados da COVID-19, de acordo com o último boletim epidemiológico. Além disso, o município já confirmou 21 mortes e, atualmente, existem 38 casos ativos da doença.