A temporada de Natal em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, começou encantando quem passou pela cidade neste final de semana. Para atrair o clima natalino nesse período, uma árvore de Natal de 15 metros de altura foi montada na Praça Tiradentes e os principais casarões do centro histórico vão iluminar a cidade.
Ouro Preto começa temporada de Natal e promete encantar os turistashttps://t.co/HF2UiVaKWH
%u2014 Estado de Minas (@em_com) November 9, 2020
(crédito: Jardineira Ouro Preto) pic.twitter.com/9ES82NfqIL
De acordo com a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Ouro Preto, a busca em viabilizar alternativas de turismo, a partir da criação de uma temporada natalina, tem como objetivo fortalecer o comércio da cidade. Devido à pandemia do novocoronavírus, houve uma queda vertiginosa no número de turistas e a retomada será feita de forma segura.
Dando boas-vindas aos turistas e aos ouropretanos que passaram pela praça Tiradentes, na sexta-feira (6), o artista de rua Evaldo Isidoro, conhecido como Dim, vestiu trajes vintage e entrou no clima natalino. “Sou um garoto erudito, gosto muito de gaita e nesse dia estava inspirado com as luzes de Natal, então resolvi fazer um som com a minha gaita. Ouro Preto tem essas surpresas”, conta.
Segundo o secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Ouro Preto, Júlio Ernesto Füzessy, o Projeto Grupo do Natal Ouro Preto foi um compromisso do poder público de fazer a iluminação de Natal. O grupo é formado pela a Associação Comercial e Empresarial de Ouro Presto, ACEOP, o Convention & Visitors Bureau, CVB e a Oficina do Futuro.
Füzessy afirma que por vários anos houve uma ausência de programação destinada à temporada natalina e a secretaria percebeu que era tempo de trazer essa novidade para a cidade. “Além da decoração, haverá eventos a céu aberto, como corais, conjuntos musicais e grupos teatrais. A programação completa ficará disponível até 28 de novembro.”