Equipes do 8º Batalhão de Bombeiros Militares (BBM) capturaram, nesta terça-feira (10), em Uberaba, no Triângulo Mineiro, duas jiboias, com cerca de um metro e meio de comprimento cada uma, em endereços distintos.
A primeira captura aconteceu em meio a ferragens de uma obra ao lado do Centro de Controle e Zoonoses de Uberaba; situado na avenida do Tutuna, bairro Vila Celeste. Em seguida, ela foi solta pelos bombeiros na beira de uma mata. Já a segunda cobra foi resgatada em residência da avenida Oswaldo Caetano Severino, bairro Cidade Nova. Ela foi solta em outra mata. Ambos os resgates foram tranquilos, sem maiores contra tempos.
Leia Mais
Animais silvestres sofrem com as queimadas em Minas; bombeiros fazem mais de 5 mil resgates em área urbanaVeterinários mineiros atuam como voluntários no resgate de animais no PantanalCavalo, quati, cobra: Bombeiros fazem resgate de animais na Grande BHCorpo é encontrado no Rio das Velhas, em Matozinhos Polícia investiga se incêndio em casa de Ituiutaba foi criminosoDe acordo com o comandante do 8º BBM, o tenente-coronel Anderson Passos, comparando com o ano passado, em 2020 houve um aumento de 28,5% com relação a capturas de animais silvestres no município.
Questionado sobre quais motivos têm contribuído para esse aumento, o comandante Passos citou a degradação dos habitats naturais. “Isso impacta na cadeia alimentar também. Os animais acabam migrando para a cidade, para se abrigarem; eles são fugitivos do ‘bicho homem’, vindo justamente para a zona urbana”, disse.
Segundo dados de ocorrências com participações do 8º BBM, envolvendo animais silvestres em Uberaba, enquanto em 2019 foram 771 capturas de animais silvestres perigosos e não perigosos, até o início de novembro deste ano já totalizaram 824 as capturas neste sentido. Desse total, 40,53% foram capturas de animais perigosos e 59,47% de animais não perigosos. Em 2018, ainda segundos dados do 8º BBM, foram 718 ocorrências envolvendo animais silvestres.