A 30ª Feira Internacional de Pedras Preciosas de Teófilo Otoni (FIPP-TO) foi aberta nesta terça-feira (10/11) com formato diferente, obedecendo as normas do Plano Minas Consciente para o controle da pandemia do novo coronavírus. Em 2019, a FIPP recebeu um público de 11 mil pessoas. Para ampliar a visibilidade da feira, a organização vai fazer uma vitrine virtual para o comprador fazer contato direto com o fornecedor.
Leia Mais
Zema diz que pequenos empresários não precisam mais pedir bênção ao EstadoPrefeito de Governador Valadares testa positivo para a COVID-19Ipatinga: após acidente misturar esgoto na água potável, Copasa corrige o problemaRotam descobre esconderijo de pedras preciosas roubadas de mineradoraCOVID-19 avança em Valadares e cidade corre risco de entrar na onda vermelhaEleições em Ipatinga: nova pesquisa confirma empate técnico entre vereador e atual prefeito COVID-19: Valadares e Ipatinga registram cinco mortes nesta quinta-feiraTiroteio durante caminhada da prefeita de Manhuaçu deixa dois feridos; veja vídeoPrefeito de Valadares é transferido para São Paulo para tratar da COVID-19Ipatinga: pesquisa dá empate técnico entre atual prefeito e vereadorCom COVID-19, prefeito de Governador Valadares é transferido para UTIA FIPP-TO é organizada pela Associação dos Comerciantes e Exportadores de Joias e Gemas do Brasil (GEA). Leonardo Silva Souto, presidente da GEA, disse que a edição 2020 é um ato de muita coragem. “Seria mais fácil se acovardar, adiar o evento nesse ano pandêmico, mas os nossos colegas, colaboradores, garimpeiros, produtores de gemas e semijoias fizeram um esforço e estão aqui hoje”, disse, na abertura de evento.
Aproveitando a presença do governador Romeu Zema na solenidade de abertura, o presidente da GEA disse que a atividade econômica representada na feira, deixa de ter o aspecto de escória, que é o garimpeiro, na visão de muitos, e mostra o aspecto legal da atividade. Ele pediu apoio do governo do estado para continuar produzindo dentro da legalidade, gerando emprego, renda e recursos ao estado.
A feira acontece no Centro de Convenções Expominas IV, até 14 de novembro. A feira reúne expositores de todas as qualidades de gemas produzidas no país – tanto brutas como lapidadas – e também espécimes de coleção, além de artesanato e bijuterias em pedras.
Entre os produtos em exposição e para comercialização destacam-se as pedras preciosas brutas e lapidadas, como berilo, crisoberilo, turmalina, quartzos, espodumênio, opala, calcita, dentre outras, além de espécies para colecionadores, jóias, artesanato mineral, máquinas, equipamentos.
Entre os produtos em exposição e para comercialização destacam-se as pedras preciosas brutas e lapidadas, como berilo, crisoberilo, turmalina, quartzos, espodumênio, opala, calcita, dentre outras, além de espécies para colecionadores, jóias, artesanato mineral, máquinas, equipamentos.