O domingo (15) da "festa da democracia" tem alerta de chuvas de moderadas a fortes em Belo Horizonte, informa a Defesa Civil da capital. O alerta é de precipitações de 20 a 40mm, com raios e rajadas de vento de até 50 km/h (capaz de movimentar árvores grandes).
Leia Mais
Ruas de BH amanhecem cheias de santinhos de candidatos e máscaras jogadasIrritado pela cobrança de exame de COVID-19 em Confins, homem faz alarme falso de bomba e é detidoApós 250 dias de COVID-19, Minas vive entre alívio e focos de apreensãoPrefeito de Alfenas decreta estado de emergência após chuva forte na cidadeApesar do alerta, ainda não há registros de ocorrência de precipitação na cidade. Caso as chuvas fortes realmente atinjam a capital, os santinhos de candidatos espalhados pelo chão da cidade podem contribuir para risco de alagamentos.
As condições de tempo são semelhantes no Norte de Minas, Noroeste e vales do Jequitinhonha, Rio Doce e Mucuri. Nas demais, céu nublado a parcialmente nublado também com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Termômetros entre 9°C e 35°C no estado.
As chuvas devem continuar prevalecendo na capital durante o início desta semana, com previsão de céu entre muitas nuvens e temperaturas mais amenas.
Recomendações em caso de chuva
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial em áreas de encostas e morros.
- Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
- Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.
*Estagiário sob supervisão da editora Teresa Caram