A secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes de Viçosa, na Zona da Mata mineira, lançou edital e abriu as inscrições para disponibilizar os recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020). Espaços culturais, grupos e artistas de diversos segmentos que foram afetados pela COVID-19 podem se inscrever.
As inscrições vão até 30 de novembro. Os editais visam a seleção de espaços culturais fechados pela pandemia, a concessão de bolsas para iniciativas artísticas e culturais e a seleção e premiação de atividades artísticas e culturais. O município recebeu R$ 562.593,45 de recursos federais para o repasse.
De acordo com o chefe do Departamento de Cultura, Thomas Medeiros, a iniciativa visa beneficiar artistas que enfrentam a crise e explica o processo: "O Cadastro de Artistas e Espaços Culturais foi utilizado para fazer um diagnóstico de quantos artistas temos e de que áreas culturais. Os dados serviram como base para a distribuição de valores e o planejamento de ações em prol da classe cultural de Viçosa", explicou.
Para se inscrever os interessados devem acessar os editais no site da prefeitura. Todas as informações devem ser preenchidas e anexadas, juntamente com a documentação solicitada, no formulário online disponibilizado também no site. Outra opção é levar os formulários preenchidos e os documentos até à Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes.
A lista dos contemplados com o auxílio será divulgada no dia 5 de dezembro, os não selecionados poderão interpor recurso entre os dias 6 e 7 do mesmo mês.