O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) deflagrou nesta quarta-feira (18) a operação Carga Pesada, realizada em Ipatinga, Barbacena, Brás Pires e Leopoldina. Duas pessoas foram presas por participação em organização criminosa que atuava em roubos de cargas na região da Zona da Mata.
Leia Mais
Operação da PF mira desembargadores suspeitos de receber propina em MG e SPMontes Claros: polícia desmonta esquema de clonagem de cartões Polícia detém adolescente suspeita de matar tio e avô a mando do namoradoSul de Minas: PRF recupera carga de bobinas de filme plástico avaliada em R$ 250 mil Corpo de estudante mineiro é encontrado carbonizado em seu carro no ParaguaiA ação investiga crimes cometidos por uma das principais quadrilhas de âmbito interestadual. Ao todo, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, além de dois mandados de prisão temporária. Uma pessoa foi presa em flagrante.
Segundo o promotor de Justiça Breno Costa da Silva Coelho, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), a operação teve como objetivo apurar "o perfeito delineamento da composição e da atuação de uma organização criminosa voltada à prática de assaltos de mercadorias e cargas diversas nas rodovias".
Em dois endereços, foram apreendidos armas de fogo, munições, rádios de comunicação, um bloqueador de sinal, rastreador, telefones celulares e outros aparelhos eletrônicos. Além disso, em outros locais, a equipe de trabalho apreendeu aparelhos telefônicos e diversos documentos.
De acordo com as investigações, o grupo atuava no estado de Minas Gerais e, possivelmente, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro.
A ação contou com o apoio do Gaeco regional da Zona da Mata, em conjunto com o Gaeco de Ipatinga, no Vale do Aço; com a Polícia Militar de Minas Gerais; Polícia Civil de Minas Gerais; e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O nome "Carga Pesada" refere-se a um dos mais importantes meios de transporte terrestre nacional, o caminhão. Também, faz referência ao forte uso de armas de fogo e ao sequestro de caminhoneiros - vítimas da organização criminosa.