Chuva com muito volume de água e fortes ventos levaram a várias quedas de árvores em diversos bairros de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) nesta quinta-feira (19). Somente na madrugada foram oito quedas de árvores e 23 ocorrências.
Na Avenida Central, próximo aos bairros Campo Santo Antônio e Morada da Serra, uma árvore de grande porte foi ao chão, obstruindo duas pistas da via. A prefeitura está empenhada na remoção dessas árvores, buscando o reestabelecimento, priorizando locais de maior circulação e também os que oferecem riscos. Houve pontos de alagamentos em algumas avenidas, como a Cardoso de Menezes, no Bairro Ana Lúcia, e na Carvalho de Brito, no General Carneiro.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ainda alerta para o tempo instável, com precipitações com até 50 milímetros, acompanhadas por fortes ventos de até 60 km/h, são esperadas em cidades da Grande BH. Segundo o comunicado, as tempestades podem estar acompanhadas por raios, rajadas de vento, trovoadas e potencial para granizo.
Segundo a assessoria de Comunicação da prefeitura de Sabará, o Rio das Velhas, grande preocupação dos moradores, ficou com o nível de água maior durante a madrugada, mas sem riscos de transbordamento e que a situação já está normalizada. A prefeitura informou que a Defesa Civil faz um trabalho contínuo de mapeamento das áreas de riscos e que os moradores já estão orientados, mas pontua que caso haja emergência o cidadão pode buscar auxílio e acionar o órgão pelo telefone 3672-7722.