Jornal Estado de Minas

LESTE DE MINAS

Marliéria terá Natal triste em 2020, sem Tideza, seu eterno Papai Noel

 Marliéria, cidade do Vale do Aço, no Leste de Minas, ficou órfã de seu Papai Noel, que durante quase 40 anos fez a alegria de crianças, jovens e adultos no período de Natal. A COVID-19 levou Dismar Duarte Araújo, 87 anos de idade, que era conhecido por poucas pessoas por este nome. A população de Marliéria e de muitas cidades do Vale do Aço sabia quem era "Tideza", o bom velhinho.





Ele ficou famoso nacionalmente em 2010, quando participou do programa Caldeirão do Huck, na TV Globo, realizando seu sonho no quadro Lata Velha. À época, o programa do apresentador Luciano Huck reformou o carro de Tideza, uma Brasília VW, que estava em petição de miséria. 

Tideza começou a fazer a alegria da criançada de Marliéria andando a pé pelas ruas e entregando lembrancinhas de Natal. Depois, comprou um fusquinha para poder ir mais mais longe. Anos depois, comprou a Brasília, que o tempo foi consumindo aos poucos, até ser totalmente reformada pelo Lata Velha.

Tideza estava internado no Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, em um leito UTI COVID-19, mas as complicações da doença determinaram a morte do Papai Noel de Marliéria. Ele morreu na quinta-feira (19) e seu corpo foi sepultado no Cemitério Recanto da Paz, no Bairro Bela Vista, em Timóteo.





Quem o conheceu de perto, como o professor Tarcizio Luiz De Castro, lamentou a morte do eterno Papai Noel. "Conheci Tideza numa festa de casamento. Ele estava tocando violão, com uma alegria contagiante. De vez em quando, repetia a frase: 'Marliéria é um presépio'. Sempre queria ajudar àqueles que necessitavam de seu apoio", disse.

Castro também disse que, quando Tideza resolveu ser o Papai Noel de Marlieria, foi ajudado por Maria, sua esposa, familiares, pelos comerciantes e marlierenses, além da prefeitura. "Recebeu, merecidamente, o título de Cidadão Honorário de Marliéria. Vai fazer muita falta. Os Natais de Marlieria perdem muito a sua alegria e sua animação." 

audima