Jornal Estado de Minas

IRREGULAR

Condomínio corta árvores que 'atrapalhavam' câmera de segurança


Vizinhos de um prédio situado na rua Nunes Vieira com Teixeira de Freitas, no Bairro Santo Antônio, região Centro-Sul de Belo Horizonte, denunciaram possível corte ilegal de árvores. Segundo um morador que não se identificou, a "poda" ocorreu no domingo (22) para, supostamente, "evitar fiscalização da prefeitura."




 
Quatro árvores tiveram seus galhos suprimidos porque atrapalhavam a visibilidade das câmeras de segurança. Um carro foi roubado na garagem do prédio, o que teria levado o síndico a determinar o corte, já que as imagens não foram capturadas "devido à folhagem".
 
A Subsecretaria de Fiscalização da Prefeitura de Belo Horizonte informou que  não recebeu denúncia sobre poda irregular e que o cidadão pode registrar denúncias pelo App PBH ou portal de serviços (https://servicos.pbh.gov.br/).

Em nota, a prefeitura informou que de acordo com  código de posturas, lei 8.6161/03 e Decreto Municipal Ambiental 16.529/2016, "é proibido retirar todos os galhos da árvore (poda drástica), anelamento e qualquer intervenção sem a autorização do município. Em caso de descumprimento, o infrator está sujeito a multa."

audima