O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de Minas Gerais, general Mario Araujo, garantiu a promoção de concurso público para as forças estaduais em 2021. A previsão é que hajam 2.420 vagas na Polícia Penal, 80 vagas para postulantes a agentes socioeducativos. Prevista, também, provas para a contratação de 211 auxiliares educativos do regime voltado aos menores de idade.
Leia Mais
Vale vai investir R$ 96 milhões na Defesa Civil de Minas GeraisBH tem quase 900 bares e restaurantes advertidos durante a pandemiaPromoção 'pega ladrão': bar oferece 20 litros de chope para quem encontrar criminosoSecretário de Segurança: 'Operação em Varginha é um marco para a história'Excedentes em concursos dos Bombeiros e PM protestam no Centro de BHCOVID-19: Brasil registra mais 16.207 casos e 302 mortes OMS diz que 'aposta mais segura' é renunciar às festas de Natal e ano-novoDurante a audiência, o presidente da Comissão de Segurança do Legislativo, Sargento Rodrigues (PTB), questionou o secretário sobre os alimentos fornecidos aos servidores do sistema prisional.
“Há denúncias de superlotação do sistema prisional e das condições das refeições oferecidas aos servidores, com total inobservância dos critérios mínimos de higiene e conservação, impactando a saúde dos servidores”, disse.
Segundo Araujo, os problemas existentes ocorrem em número aceitável. “O número de anomalias é até razoável. Não é desejável, pois as anomalias relacionada à alimentação deveriam ser zero”, assegurou.
Coronavírus no sistema prisional
Dados do governo estadual apontam que o pico de infectados pelo novo coronavírus nas instituições carcerárias de Minas ocorreu em agosto, quando 1.236 internos foram acometidos pela doença. Nesse domingo (22), o poder Executivo contabilizava 93 infecções.
Em março, a população carcerária era composta por 69.564. A portaria que liberou parte dos presos em regime aberto e semiaberto, com vínculos trabalhistas, para cumprir pena de forma domiciliar, reduziu o número de presos para cerca de 59 mil. Cerca de 9,7% dos internos liberados para o regime domiciliar retornaram ao cárcere em virtude de reincidências.
Desde o início da pandemia, o sistema prisional mineiro registrou sete mortes. De acordo com o secretário Mario Araujo, 21% dos encarcerados foram testados.
Sabatinas vão até o próximo dia 30
Na tarde desta segunda, os chefes do Corpo de Bombeiros e das polícias Militar e Civil também falaram sobre as ações das forças de segurança ante a pandemia do novo coronavírus. Mais cedo, foi a vez do secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, que projetou o início da vacinação dos mineiros em janeiro.
A atual edição do Assembleia Fiscaliza, que ocorre periodicamente com o objetivo de monitorar o trabalho do secretariado estadual, aborda somente a COVID-19. As sabatinas ocorrem até o próximo dia 30.