Jornal Estado de Minas

DEMOLIÇÃO

Prédio condenado em Betim: máquinas já estão posicionadas; demolição está marcada para esta manhã

Os trabalhos de demolição do Edifício In Cairo, em Betim, na Grande BH, terão início na manhã desta quinta-feira (26), após nove dias apreensão entre os moradores do Bairro Ponte Alta, onde o imóvel está localizado. 





O prédio tombou em 17 de novembro após um temporal que atingiu a Grande BH. 

A Defesa Civil estima que a derrubada será concluída em dois dias. Hoje, a expectativa é de que ao menos dois dos seis pavimentos sejam demolidos para afastar o risco de colapso geral da estrutura. 

A empresa terceirizada contratada para o serviço esperava desmanchar a estrutura nessa quarta-feira (25), mas teve que suspender as atividades por questões técnicas. A demolidora informou que precisou trocar uma das máquinas mobilizadas para o procedimento por outra com braço sete metros maior, a fim de alcançar o topo da construção. Os operadores vão trabalhar durante oito horas.





Escavadeiras hidráulicas vão ser utilizadas na demolição (foto: Edésio Costa/EM/D.A Press)
De acordo com a prefeitura de Betim, a técnica utilizada na demolição será mecânica, de cima para baixo. Os profissionais contam com três escavadeiras hidráulicas - uma com braço de 22 metros de alcance, outras duas com braços de 15 metros. 

Quinze famílias do Bairro Ponte Alta foram retiradas de suas casas. Avaliações cautelares realizadas pela Defesa Civil avaliam que a demolição pode afetar até 18 imóveis do entorno da Avenida Ayrton Senna, onde o In Cairo foi erguido.

A rede elétrica que atende do Bairro Ponte Alta e o Condomínio Ouro Verde, que fica na vizinhança, já foi desligada e será restabelecida ao fim dos trabalhos, por volta de 18h. 

audima