Prédio condenado em Betim: máquinas já estão posicionadas; demolição está marcada para esta manhãhttps://t.co/GpzsJllwUs pic.twitter.com/HdESEknUPt
%u2014 Estado de Minas (@em_com) November 26, 2020
O sonho da casa própria de 12 famílias de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, começou a ser demolido na manhã desta quinta-feira (26).
tombou em 17 de novembro. Segundo a Defesa Civil, a ideia é que, hoje, a empresa terceirizada contratada para o serviço derrube ao menos dois dos seis pavimentos da construção para afastar o risco de colapso. Os trabalhos começaram por volta de 10h15 e devem seguir até 18h. Estima-se que todo o procedimento levará 48 horas.
Uma escavadeira hidráulica com braço de 16 metros de altura já trabalha na derrubada do Edifício In Cairo, que Outras duas máquinas foram mobilizadas na empreitada, com braços de 22 e 15 metros. Elas entrarão em ação mais tarde, para demolir os topo e os andares mais baixos. A rede elétrica que atende o Bairro Ponte Alta, onde o prédio está localizado, foi desligada as 8h45 para garantir a segurança do procedimento e deve ser restabelecida por volta de 18h.
Quinze famílias foram removidas de suas casas por questões de segurança. Uma avaliação cautelar da Defesa Civil estima que a demolição pode abalar até 18 imóveis da região.
Erguido na Avenida Ayrton Senna, número 548, o edifício abrigava 12 apartamentos, dois por andar. Os imóveis foram vendidos na planta por até R$ 280 mil. A demolição causa grande apreensão entre os moradores da região, que temem ter suas casas comprometidas pelos escombros ou pelo abalo do solo.