O antigo Restaurante Popular de Ipatinga, no Novo Centro, está sendo reformado e em breve sediará o Centro de Atendimento para Enfrentamento da COVID-19 (Ceac). As obras de reformas estão sendo executadas pela Prefeitura de Ipatinga, porque o prédio que abrigou o Restaurante Popular já não era utilizado para o propósito original, de acordo com a prefeitura, e será adaptado à nova finalidade na área de saúde, cumprindo esta função até que a vacina contra o Coronavírus esteja ao alcance da população.
Leia Mais
COVID-19 já matou quase 10 mil pessoas em Minas; total de casos passa de 406 milMacrorregião Nordeste avança para a onda amarela e reabre lojas e salão de belezaHomem que mantinha mulher em cárcere privado e a agredia é preso em CaratingaLadrões são presos em Ipatinga após troca de tiros com a PMPolícia Civil apura morte de animais no Parque Municipal, no Centro de BH COVID-19: Poços de Caldas já registra quatro mortes nesta semana Eleições 2020: campanha quente na reta final do segundo turno em ValadaresIpatinga: Criança de 1 ano e 7 meses morre afogada em piscinaPrefeitura de Pouso Alegre anuncia volta às aulas presenciais em fevereiro de 2021 Sombrinhas são furtadas de árvore de Natal em CaratingaPrefeito de Montes Claros aumenta rigor na fiscalização para impedir aglomeraçõesAlém de reduzir a circulação de pessoas com sintomas leves em outros serviços de saúde, a implantação do Ceac vai minimizar, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os impactos decorrentes da pandemia. “Todos os atendimentos de pessoas com sintomas gripais – que hoje são feitos nas UBS’s - serão direcionados ao Ceac, onde será feita triagem, notificação, solicitação de exames e acompanhamento”, explica Érica Dias, secretária da SMS.
O imóvel que vai sediar o Ceac possui aproximadamente 1.345 metros quadrados e no período em que ficou desativado, foi alvo de depredações e furtos de materiais. No local já não existia mais cabeamento elétrico. Também a rede hidráulica foi destruída.
O Ceac será todo climatizado e terá seis consultórios médicos, laboratório, farmácia, sala de observação, copa, banheiros, sala de telemedicina, vestiários e salas de reuniões. As obras são custeadas com recursos COVID-19 disponibilizados ao município de Ipatinga pelo Ministério da Saúde.
“É importante frisar que o Centro de Atendimento para Enfrentamento da COVID-19 é para a população de Ipatinga. Ele não se estende aos pacientes da microrregião em Saúde. A pactuação que nós temos estabelece que cada município com recurso para enfrentamento da COVID-19 crie seu Centro de Atendimento e encaminhe para a UPA somente os casos graves”, esclareceu Érica.