Quem ainda não se protegeu contra o sarampo e a poliomielite terá mais uma chance. A campanha de vacinação foi prorrogada até esta sexta-feira (4/12) com o objetivo de imunizar a população contra estas doenças.
registrados 74 casos da doença, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES).
Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), o Brasil e os demais países das Américas têm conseguido controlar a doença por meio das campanhas de vacinação. No entanto, em 2020, de acordo com o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, já foram registrados cerca de 8 mil casos de sarampo até setembro. Em Minas, só em 2020, já foram Os principais grupo de risco da doença são pessoas entre seis meses e 39 anos. Em Belo Horizonte, de acordo com o levantamento da prefeitura, apenas 11% deste público-alvo recebeu a vacina até a última terça-feira (24/11). Já em relação a poliomielite, 64 mil crianças de 1 a 4 anos foram vacinadas contra a pólio, ou seja, 58% do público-alvo.
O objetivo, segundo a PBH, ao estender o prazo para a imunização é "atualizar a caderneta de vacinas de crianças e adolescentes de zero a 14 anos". As vacinas disponíveis são: BCG, Pentavalente, Rotavírus, Hepatite A, Hepatite B, Meningo C, Meningo ACWY, Pneumo 10, Tríplice Bacteriana, Tríplice Viral, Varicela, Febre Amarela, HPV, Dupla Adulto e Tríplice Bacteriana tipo Adulto.
O endereço e horário de funcionamento dos postos de saúde podem ser acessados no site da Prefeitura.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira