A pandemia do novo coronavírus refletiu na criminalidade do estado. O número de roubos consumados caiu 36,85% em Minas entre janeiro e outubro de 2020, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados representam 16.837 crimes a menos no comparativo dos primeiros dez meses do ano. Considerando os registros de roubos tentados, a diminuição é ainda maior: 47,47%. Dentre os 15 índices monitorados mensalmente pelo Observatório de Segurança Pública, 14 apresentaram redução. Os dados foram divulgados nesta semana pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Leia Mais
Homem é agredido durante assalto e carro roubado é jogado da ponte em Boa EsperançaSuspeito de assalto é preso ao bater carro em muro no Anel RodoviárioTaxista é esfaqueado ao reagir a assalto na Região Nordeste de BHHomem é preso com dinheiro na cueca após assalto a prédio no Centro de BHHomem mata mulher e é preso andando de bicicleta próximo ao local do crimeCinco pessoas são presas em operação contra roubo de cargas no Sul de MinasPolícia prende na Zona da Mata suspeito de estuprar adolescenteA criminalidade violenta abrange os registros de homicídio consumado e tentado, extorsão mediante sequestro consumado, sequestro e cárcere privado consumado e tentado, estupro consumado e tentado, estupro de vulnerável consumado e tentado, roubo consumado e tentado e extorsão consumado e tentado. Além desses crimes, o Observatório de Segurança Pública também monitora os registros de furto e lesão corporal.
Entre janeiro e outubro, o número de vítimas de homicídios consumados registrou uma pequena queda de 5,04% no Estado. Em Belo Horizonte, a redução foi maior, de 12,42%. Considerando todo o interior, 634 municípios - o equivalente a 74,33% do total - não registraram homicídios, mantiveram ou reduziram os índices na comparação com janeiro a outubro do ano passado.
Segundo as forças de segurança, o índice de homicídios, além de ser um importante indicador da criminalidade, é o menos impactado pelo período de distanciamento social.
Outros indicadores de destaque são os dados de furto e de estupro consumados, que permanecem em queda em Minas, tendo registrado redução de 22,41% e 24,85%, respectivamente.
Apenas o crime tipificado como tentativa de extorsão apresentou aumento: de 173 para 196. Isso significa aumento de 13,29%.
Crimes contra a mulher
De acordo com o Observatório, o índice de estupro de vulnerável consumado também caiu significativamente no Estado, com diminuição de 20,46% nas ocorrências em 2020. Desde o início da pandemia do novo coronavírus, as estatísticas de feminicídio e de violência doméstica contra a mulher, produzidas pela Polícia Civil de Minas Gerais, também são acompanhadas e publicadas mensalmente. Segundo o levantamento mais recente, as ocorrências de feminicídios consumados em Minas apresentaram queda de 9,24%, passando de 119 casos entre janeiro e outubro de 2019 para 108 no mesmo período deste ano.