Na próxima terça-feira, 8 de dezembro, é feriado municipal de Imaculada Conceição em Belo Horizonte. Confira como será o funcionamento de alguns serviços na capital.
Comércio
De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH),o comércio poderá funcionar durante o feriado de Imaculada Conceição.
Em função da restrição de funcionamento, provocada pela pandemia da COVID-19, os lojistas deverão cumprir os protocolos estabelecidos pela administração municipal, com restrição de horários e uso obrigatório de máscaras nos estabelecimentos.
Atualmente o comércio pode funcionar nos seguintes horários aos sábados, domingos (somente 13 e 20 de dezembro) e feriados:
Lojas de rua: 9h às 18h
Shoppings Centers: 7h às 22h
Comércio atacadista: 9h às 18h
Galerias de lojas e centros de comércio: 9h às 18h
Transporte público
Segundo a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), as linhas do sistema de transporte coletivo circulam com quadro de horários de domingos e feriados, com reforço em algumas linhas em função do comércio.
Bancos
Os bancos da capital ficarão fechados no feriado. A população pode usar caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking ou banco por telefone para as transações financeiras.
A Prefeitura de Belo Horizonte ainda não divulgou como será o funcionamento dos serviços de saúde, limpeza urbana, parques, zoológico, museus e demais serviços.
Ponto Facultativo
As Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos municípios mineiros que têm feriado em 8 de dezembro vão funcionar normalmente na segunda-feira, dia 7, apesar do ponto facultativo nas repartições públicas estaduais, determinado pelo governo do estado.
Além das UAIs, os serviços de saúde, segurança pública, a TV Minas e os museus deverão funcionar normalmente, segundo o governo.
Veja quais unidades vão abrir em 7 de dezembro:
Barbacena
Belo Horizonte (Barreiro, Praça Sete e Venda Nova)
Caratinga
Curvelo
Divinópolis
São João del-Rei
Sete Lagoas
Teófilo Otoni
Varginha