Com pouco mais de 27 mil habitantes, Mata Grande (AL) ficou abalada com o acidente de ônibus que deixou pelo menos 16 pessoas mortas e 27 pessoas feridas, sendo três em estado grave, na BR-381, em João Molevade. Em nota assinada pelo prefeito Enivaldo Mandu (PP), a cidade decretou luto oficial de três dias. Todas as repartições públicas estarão fechadas e apenas os serviços essenciais vão abrir as portas.
“Todos nós que fazemos o Governo Municipal de Mata Grande, consternados neste momento difícil com as notícias que nos chegam desse fatídico acidente, nos solidarizamos com nosso povo, estando vigilantes e assim garantindo aos familiares todo nosso apoio, amizade e respeito, que encontrem consolação em seus corações e que Deus onipotente possa trazer paz e a serenidade para enfrentarmos juntos toda angústia da dor dessa tragédia”, diz o comunicado da prefeitura da cidade alagoana.
Entenda como foi o acidente
O veículo saiu de Santa Cruz do Deserto, distrito de Mata Grande, às 9h desta quinta-feira (3/12) com destino a São Paulo. Pelo menos 46 passageiros estavam em viagem. Dos feridos, 24 foram encaminhadas para o Hospital Margarida, em João Molevade e três – um pai e dois filhos – estão internadas no Hospital João XVIII em Belo Horizonte.
O acidente aconteceu no Bairro Jacuí, na chamada "Ponte Jacuí", uma espécie de viaduto na BR-381, na área urbana da cidade. A queda foi de aproximadamente 35 metros.
De acordo com testemunhas, o ônibus desceu a serra, perdeu os freios, saiu desgovernado, entrou na contramão, passou pela ponte sobre o Rio Piracicaba. Depois, desceu de ré e caiu no despenhadeiro.