Jornal Estado de Minas

Meteorologia

Fim do dia promete chuva forte; há alerta de tempestade em 14 regiões de MG

Serra do Curral entre Nova Lima e BH já concentra nuvens. Alerta de chuva à tarde (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A.Press)
O sábado (5/12) de tempo firme e ameno que brindou os belo-horizontinos que acordaram mais cedo deverá durar apenas até o fim da tarde, quando pancadas de chuva e trovoadas escurecem o dia e trazem alerta às áreas de risco, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).



As temperaturas na capital mineira devem ficar entre os 21°C e 26°C e a umidade relativa do ar varia de 60% a 100%. No domingo (6/12), a previsão é de grande amplitude de temperaturas, com mínima menor do que sábado, chegando aos 17°C, e a máxima também superando o dia anterior, podendo chegar aos 29°C. O dia deverá ficar nublado com chuviscos, de acordo com o Inmet.

Duas regiões do estado enfrentam alertas meteorológicos emitidos pelo Inmet. Há perigo potencial de tempestades, com chuva entre 20 e 30 milímetros (mm) por hora, podendo chegar a 50 em parte da Grande BH, Zona da Mata, Campos das Vertentes, Oeste, Sul/Sudoeste, vales do Mucuri, Rio Doce e Jequitinhonha.

Nessa área podem ocorrer ventos intensos, de 40 a 60 km/h, queda de granizo e baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

O outro alerta é de perigo potencial de chuvas intensas também em parte da Grande BH, Norte, Oeste, Sul/Sudoeste, Noroeste, Vale do Mucuri, Triangulo Mineiro/Alto Paranaiba, Região Central e Vale do Jequitinhonha.

Clima firme na Pampulha inspirou prática de esportes na orla de manhã (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A.Press)
A chuva prevista é constante, entre 20 e 30 mm ou até 50 mm no dia inteiro, ventos intensos de 40 a 60 km/h. Há também baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.



audima