O sábado (5/12) de tempo firme e ameno que brindou os belo-horizontinos que acordaram mais cedo deverá durar apenas até o fim da tarde, quando pancadas de chuva e trovoadas escurecem o dia e trazem alerta às áreas de risco, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Leia Mais
Pancadas de chuva permanecem em todo estado; BH tem alerta da Defesa CivilChuva forte inunda ruas e carros boiam em Juiz de Fora; veja vídeo Deslizamento de terra em Caratinga coloca em risco três casas e um prédioBH tem o ano mais chuvoso desde 2009; alerta é de mais tempestadePresépio: escultura moderna ganha prêmio em tradição religiosa de NatalÁrvore cai, destrói quatro veículos e casa é destelhada devido à chuvaDuas regiões do estado enfrentam alertas meteorológicos emitidos pelo Inmet. Há perigo potencial de tempestades, com chuva entre 20 e 30 milímetros (mm) por hora, podendo chegar a 50 em parte da Grande BH, Zona da Mata, Campos das Vertentes, Oeste, Sul/Sudoeste, vales do Mucuri, Rio Doce e Jequitinhonha.
Nessa área podem ocorrer ventos intensos, de 40 a 60 km/h, queda de granizo e baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
O outro alerta é de perigo potencial de chuvas intensas também em parte da Grande BH, Norte, Oeste, Sul/Sudoeste, Noroeste, Vale do Mucuri, Triangulo Mineiro/Alto Paranaiba, Região Central e Vale do Jequitinhonha.
A chuva prevista é constante, entre 20 e 30 mm ou até 50 mm no dia inteiro, ventos intensos de 40 a 60 km/h. Há também baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.