Um lobo-guará chamou a atenção de um grupo de jovens que passava de carro na Avenida Otacílio Negrão de Lima, no Bairro Retiro, em Lavras, no Sul de Minas. O animal transitava pelas ruas da cidade na madrugada desse domingo (6/12).
O Corpo de Bombeiros de Lavras foi chamado e se deslocou até o local para a captura. Segundo o soldado Santos, a guarnição não conseguiu visualizar o animal na região, mas confirmou que o vídeo foi gravado em Lavras.
Leia Mais
Idoso é condenado por matar mulher por ela sustentar a casa em LavrasDe Lagoa da Prata a Lavras: pedal solidário faz homenagem a Tunico MacielDespedida do piloto Tunico Maciel emociona LavrasLobo-guará invade casa e leva pânico a moradores do Sul de MinasPesquisa aponta que 'contágio social' intervém no distanciamento social Lobo-guará caído em vala na BR-267 e ferido é capturado em Cruzília
Boulhosa ressalta que esses animais têm sido vistos com cada vez mais constância em área urbana devido à expansão imobiliária e também em períodos que coincidem com colheitas. “Essa região no Sul de Minas ainda faz parte do bioma cerrado e é, hoje, uma das mais ameaçadas do Brasil.”
A recomendação é que ao avistar essas espécies, evite-se a perseguição. “Registra, liga para o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Ambiental para que seja feita a captura e evite a perseguição para não assustar ainda mais o animal”, orienta o pesquisador.
O lobo-guará é um animal silvestre e selvagem, encontrado geralmente no cerrado. Ele tem uma pelagem alaranjada e longas pernas pretas, assim como a crina. A garganta e a ponta da cauda são brancas. Suas orelhas são grandes e é um animal esguio. Um macho pode alcançar até 91 centímetros de altura e máximo de 34 quilos.
Recentemente foi escolhido para estampar a nota de R$ 200 emitida pelo Banco Central do Brasil.