Apesar da nova portaria do Ministério da Educação (MEC) - publicada na edição extra do Diário Oficial da União nessa segunda-feira (7/12), que mudou de 4 de janeiro para 1º de março o início das aulas presenciais nas instituições federais de ensino superior - a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), campus Uberaba e Iturama, informa que a volta de suas aulas presenciais está em análise.
Por meio de nota, a assessoria de imprensa da UFTM informou que “está atenta às alterações da Portaria nº 1.038, que orienta o início das atividades letivas de forma presencial a partir de 1º de março de 2021, recomendada, entretanto, a observância de protocolos de biossegurança para o enfrentamento da pandemia de COVID-19.
Leia Mais
Reitores avaliam plano para retorno gradual de universidades federaisUFMG não deve acatar portaria do MEC sobre volta às aulas presenciaisVarginha anuncia volta às aulas presenciais no dia 1º de fevereiro de 2021'Situação epidemiológica de BH é pouco confortável', diz infectologistaUFV afirma que EAD permanece enquanto a pandemia não se estabilizar Manifesto quer chamar a atenção de Zema para importância da ciênciaReitera também que o Comitê Especial de Acompanhamento (CEA/UFTM) e o grupo de trabalho técnico tem trabalhado com o Plano de Retomada de Atividades da UFTM, o qual inclusive já submetido às autoridades locais para análise”, diz nota da assessoria de imprensa da UFTM.
Segundo o documento na nova portaria do MEC para a realização das aulas presenciais, as instituições deverão observar os protocolos de biossegurança para o enfrentamento da pandemia da COVID-19.
O texto da nova portaria diz também que "os recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação ou outros meios convencionais poderão ser utilizados em caráter excepcional, para integralização da carga horária das atividades pedagógicas, no cumprimento das medidas para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus”.
Gestão da UFTM apresenta Plano de Retomada de Atividades
A Gestão da UFTM apresentou na tarde da última quarta-feira (2/12) os principais pontos do Plano de Retomada de Atividades da UFTM, protocolado para aprovação na Prefeitura Municipal de Uberaba, conforme estabelecido no Decreto Municipal nº 6.105, de 2 de outubro de 2020.
A elaboração do documento foi iniciada em maio de 2020, com a criação de grupo de trabalho técnico composto para essa finalidade. O documento foi aprovado pelo grupo de trabalho no dia 30 de novembro de 2020.
O plano prevê o protagonismo das unidades administrativas e acadêmicas da UFTM na elaboração dos protocolos de retorno das atividades.
A UFTM ressalta que o documento está pautado em indicadores sanitários e protocolos.
“Não se trata de retorno imediato às atividades presenciais, os prazos ainda serão estabelecidos para o retorno gradual e seguro das atividades presenciais.
Cabe destacar que o documento leva em conta aspectos científicos, dados e medidas de enfrentamento adotadas pelos governos municipal, estadual e federal. O documento foi elaborado considerando a preservação da vida, o respeito às normas de segurança estabelecidas e medidas de proteção sanitárias. O plano estabelece critérios considerando a evolução da pandemia de COVID-19 e implementação progressiva de ações, todas com foco na preservação da vida e da saúde.
A UFTM também ressalta que, em tempos de trabalho presencial (antes da pandemia), chega a circular em seus ambientes cerca de dez mil pessoas periodicamente, entre discentes e visitantes que chegam às suas instalações, seja em Uberaba ou em Iturama, vindo de diversas regiões do país, regiões em diferentes situações de enfrentamento da pandemia, algumas mais em situação controlada, outras com agravamento no número de casos.
Com o início da pandemia e mudança para o trabalho e ensino remoto, parte desses alunos voltaram para suas cidades e regiões do país. Essa realidade exigiu um extenso trabalho para elaboração do plano visando garantir a segurança da comunidade e o retorno gradual e seguro.
O plano foi protocolado na última quinta-feira (3/12) na Prefeitura Municipal de Uberaba, seguindo o estabelecido no Decreto Municipal nº 6.105, que estabelece que, para retorno gradual de atividades presenciais, é necessária a apresentação de protocolo de biossegurança com aprovação do Comitê Municipal Técnico-Cientifico.
Após a aprovação pela Prefeitura Municipal de Uberaba, cada unidade deverá seguir o estabelecido no plano e propor ao Comitê proposta de retomada com foco na preservação da vida e da saúde.
O documento será apresentado para o colegiado dos institutos, Campus Universitário de Iturama, Cefores e para os membros do Conselho Universitário – Consu e disponibilizado para a comunidade no Portal da UFTM na página www.uftm.edu.br/coronavirus, na aba Plano de Retomada de Atividades da UFTM.
Cabe esclarecer que o documento final pode passar por ajustes após a análise do Comitê Municipal Técnico-Científico”, diz a nota da UFTM.
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás