Jornal Estado de Minas

LESTE DE MINAS

Comércio do Vale do Aço terá horário de Natal unificado em três cidades

O funcionamento ampliado do comércio de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo nos dias que antecedem o Natal terá início no próximo sábado (19/12). Os horários de funcionamento das lojas serão os mesmos para as três cidades. A medida foi acertada nesta sexta-feira (11/12), depois das assinaturas de convenções coletivas de trabalho entre os representantes dos empregados e patrões.





No sábado (19/12), as lojas funcionarão de 9h às 17h. No domingo (20/12), terão autorização para abrir as portas de 9h às 13h. Segunda, terça e quarta-feira, dias 21, 22 e 23, o funcionamento será de 9h às 21h.

“São 14 horas a mais com as nossas lojas de portas abertas nas vésperas do Natal. Será importante para que possamos atender nossos clientes com mais calma, e não causar aglomeração, coisa não recomendada em tempos de pandemia", disse José Maria Facundes, presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço. 

Os ofícios informando sobre o horário especial foram encaminhados pelo Sindcomércio às polícias Militar e Civil da região, às unidades do Corpo de Bombeiros, prefeituras e empresas de ônibus. 





O lojista que optar por usar a mão de obra de seu empregado no domingo (20/12), de 9h às 13h, terá de protocolar no sindicato que representa os seus empregados, até a próxima quarta-feira (16/12), a relação dos funcionários escalados para trabalhar.
 
O Sindcomércio Vale do Aço informou que a abertura no domingo é facultativa, pois a empresa pode optar por não funcionar no dia 20 e ainda cumprir normalmente o restante do horário especial, com as devidas compensações.

Na quinta-feira (24/12), o comércio de Ipatinga, Fabriciano e Timóteo vai funcionar das 9h às 18h. A compensação das horas a mais trabalhadas durante o período de Natal será no dia 2 de janeiro (sábado), quando o comércio estará de portas fechadas, e nos três últimos dias de Carnaval (15, 16 e 17/02), ocasião em que as  empresas também não terão autorização para abrir. 

audima