Bombeiros e funcionários da Defesa Civil da cidade de Munhoz, no Sul de Minas, divisa com São Paulo, fizeram nesta sexta-feira (11/12) uma vistoria numa barragem de uma propriedade rural particular, onde uma pequena represa, usada para irrigar a plantação, ameaçava romper. Confirmado o risco, o local foi interditado e uma casa próxima à barragem, evacuada. Não há vítimas.
Na vistoria foram encontradas anomalias e risco de ruptura devido às chuvas ocorridas na região nos últimos dias. A residência à jusante da barragem foi evacuada de maneira preventiva.
A prefeitura de Munhoz está dando suporte à família que residia nas proximidades, disponibilizando, inclusive, um caminhão para levar os pertences da família.
O proprietário da barragem foi notificado para realizar as ações necessárias para evitar o colapso da estrutura e consequentes danos humanos, ambientais e materiais.
Durante a tarde, por medida de precaução, foi feito o esvaziamento controlado da barragem, que será descaracterizada. O Instituto Mineiro de Gestão das Águas – IGAM, acompanha a situação.