Jornal Estado de Minas

NATAL

Recuperandos da Apac participam da bênção ao presépio da Cristo Rei

A gruta da Sagrada Família estava sendo finalizada ontem e vai ser abençoada com a presença de recuperandos da Apac (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

Temporada de Natal com os braços estendidos à solidariedade, ao respeito e sempre junto da arte. O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, receberá, na manhã deste domingo (13/12), dois recuperandos da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) – unidade Nova Lima, na Grande BH. 





No encontro na Catedral Cristo Rei, no bairro Juliana, na Região Norte da capital, os recuperandos, convidados a participar da bênção do presépio do templo em construção, vão presentear o arcebispo com artesanato feito na Apac recriando o nascimento do Menino Jesus – o presente vai integrar a exposição de minipresépios a ser inaugurada na catedral, também no domingo. A mostra reúne presépios de diferentes países e estados brasileiros.

Na tarde dessa sexta-feira, o padre Alexandre Fernandes, da Paróquia Bom Jesus do Vale, concluiu o presépio da catedral. Mas a participação vai além da gruta com a sagrada família, os pastores, animais e demais figuras características: a paróquia reuniu um caminhão de doações de alimentos para a iniciativa Solidariedade em Rede, da Arquidiocese de BH, que destinará cestas básicas a famílias necessitadas durante o Natal.

De acordo com a instituição religiosa, durante a missa de domingo, às 10h30, presidida por dom Walmor, haverá um concerto natalino com a participação de Lucas Damasceno (tenor), Melina Peixoto (soprano), Victor Dutra (violinista) e Mauro Chantal (pianista).



A coleção de presépios tem mais de 70 recriações do nascimento de Jesus, doadas a dom Walmor por um fiel, e que passaram a integrar o acervo do Memorial da Arquidiocese de BH.

“Contemplar a simplicidade desses presépios ajuda a enxergar o verdadeiro sentido do Natal, que não está nas muitas luzes e cores tão evidentes nesta época do ano, nem nos caros presentes. O Natal deve inspirar simplicidade, pois é a celebração do Nascimento de Jesus, o Filho de Deus que nasce pobre e entre os pobres”, explica dom Walmor.

O arcebispo manifesta "alegria e gratidão" pela presença dos recuperandos na Catedral Cristo Rei, lembrando que "todos têm o direito de se arrepender dos erros, buscar novos caminhos, reconstruindo a própria vida". Para ele, “é obrigação de quem professa a fé cristã ajudar cada pessoa, especialmente os que estão nas periferias existenciais e geográficas, a seguir os valores do evangelho”.

VISITAÇÃO Os fiéis poderão visitar os presépios aos domingos, às 10h30, durante as missas na Catedral Cristo Rei (Av. Cristiano Machado, 11.910, bairro Juliana, Belo Horizonte). Devido à pandemia do novo coronavírus, é preciso agendar a participação nas celebrações pelo WhatsApp (31) 98979-0167 ou pelo telefone (31) 3269-3100.



Cadastro aberto para circuito


Para manter viva a tradição, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) já tornou disponível no seu site o cadastro do Circuito de Presépios e Lapinhas de Minas Gerais 2020. Este ano, em função da pandemia, quem for visitar os presépios montados nas casas e nos espaços públicos deverá respeitar as restrições do distanciamento social.

Além disso, para evitar aglomerações, os presépios cadastrados poderão ser acompanhados virtualmente por meio de fotos divulgadas no site e nas redes sociais do instituto. Para participar do roteiro de visitação, os municípios devem cadastrar os presépios no site www.iepha.mg.gov.br até 22 de dezembro.

audima