Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, devido a situação da pandemia da COVID-19 e diante da obrigatoriedade das exigências da Vigilância Sanitária (VISA) da Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU), grande parte das instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) não está apta a receber novas internações.
Das 32 ILPIs existentes em Uberaba, segundo informações da Secretária Municipal de Saúde, a maior parte está parcialmente interditada, com novas inspeções agendadas ou aguardando uma nova reinspeção. No caso de interdição parcial, não há a interrupção da atividade, mas impedimento de realizar novos acolhimentos de idosos.
Por outro lado, sete ILPIs de Uberaba estão com os alvarás sanitários liberados pela VISA. Ainda conforme informações de relatório da SMS, duas instituições foram totalmente interditadas devido a surto da COVID-19.
A promotora de Justiça, Cláudia Alfredo Marques Carvalho, responsável pela Promotoria de Justiça de Defesa dos Idosos, em Uberaba, disse que a maioria das ILPIs da cidade não providencia as adequações necessárias para o funcionamento correto e obrigam a Secretaria de Saúde, através da VISA, a comparecer no estabelecimento inúmeras vezes para confirmar se cumpriram todas as adequações necessárias.
“Além disso, todos eles sabem que precisam renovar o Alvará da Vigilância Sanitária anualmente. Eles têm que solicitar a inspeção para renovação do Alvará e se tiver qualquer irregularidade no estabelecimento, a VISA constata e estabelece prazo para adequação. Se esses estabelecimentos funcionassem corretamente durante todo o tempo, não haveria necessidade de uma nova inspeção para constatar se fizeram as adequações das irregularidades constatadas na primeira e inspeção”, afirmou a promotora de justiça.
Familiares de idosos reclamam sobre dificuldades de encontrar vagas
O Estado de Minas recebeu algumas reclamações de familiares de idosos que lamentaram a falta de vagas em ILPIs de Uberaba devido a lotação máxima, interdições parciais ou porque os locais estão aguardando a inspeção da Visa e, desta forma, não estão autorizados a receber novas internações.
“Em relação às reclamações das famílias, que estão encontrando dificuldade de encontrar vagas nas instituições, na verdade essa política de acolhimento precisa mudar. Com o aumento da população idosa não há viabilidade do poder público acolher todos os idosos que as famílias querem colocar em instituição. As famílias vão ter que se organizar e cuidar de seus idosos. E a política de institucionalização precisa mudar para uma política de apoio, assim como se faz em relação às crianças. Cerca de metade das famílias que colocam os idosos em instituição alegam que não podem cuidar porque precisam trabalhar. Uma creche para idosos seria o suficiente e adequado para o cuidado. O idoso não precisa morar na instituição”, considerou Cláudia Carvalho, responsável pela Promotoria de Justiça de Defesa dos Idosos, em Uberaba.
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás