A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) de Minas Gerais divulgou, na manhã desta quarta-feira, o balanço das atividades desenvolvidas em 2020. Durante entrevista coletiva nesta manhã, o estado atualizou o andamento do projeto do Rodoanel Metropolitano, concessões rodoviárias e do Aeroporto da Pampulha e o ginásio Mineirinho, em Belo Horizonte.
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Assista à coletiva das secretarias de Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico
Marcato explicou que 2020 foi um ano para estruturação de projetos e disse que, apesar de ser um fator de incertezas, a pandemia da COVID-19 não impediu a realização dos estudos para as concessões.
Um dos projetos destacados por ele é o do Rodoanel Metropolitano, que tem como objetivo tirar o trânsito pesado, principalmente de veículos de carga, do Anel Rodoviário da capital, o que pode contribuir para reduzir o número de acidentes graves.
“Dividimos em quatro alças: Sul (MG-040), Sudoeste (BR-040 a BR-381), Oeste (BR-381 até LMG-806) e da LMG-806 a BR-381, em Sabará. São investimentos da ordem de R$ 6 bilhões. Ele tem complexidades, tem que ser construído do zero. Mas o desafio da modelagem está praticamente concluído”, disse o secretário de Infraestrutura e Mobilidade.
O plano é começar as consultas públicas entre janeiro e fevereiro do ano que vem. A obra foi tema de uma reunião nessa terça-feira com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e, segundo ele, já foram realizadas duas rodadas de sondagens de mercado nos últimos dois meses que envolveram 16 empresas, algumas internacionais, para apresentação do projeto.
O plano é começar as consultas públicas entre janeiro e fevereiro do ano que vem. A obra foi tema de uma reunião nessa terça-feira com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e, segundo ele, já foram realizadas duas rodadas de sondagens de mercado nos últimos dois meses que envolveram 16 empresas, algumas internacionais, para apresentação do projeto.
Ainda sobre a malha viária, ele falou sobre a segunda etapa de concessões rodoviárias no estado, que deve começar no início do ano. O objetivo é conceder mais de 3 mil quilômetros de estradas até 2022. Os primeiros lotes estão no Triângulo Mineiro e Pouso Alegre. “Nosso papel foi criar um novo ambiente para que as empresas voltem a investir”, disse.