Com 100% de ocupação de leitos COVID-19 da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Formiga, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, suspendeu as cirurgias eletivas na Santa Casa até o dia 06 de janeiro de 2021. A decisão integra uma série de medidas previstas em um novo decreto para minimizar o avanço da COVID-19. Os atendimentos no Centro Municipal de Atenção à Saúde (CEMAS) também serão interrompidos.
A suspensão partiu de um pedido da própria Santa Casa. “Vendo a capacidade de receber pacientes ser diminuída decidimos acatar para preservar o sistema de saúde”, disse o secretário da pasta, Leandro Pimentel. A taxa de ocupação de leitos clínicos está em 86%, segundo o boletim mais recente.
O decreto 8574 também restringe algumas atividades econômicas. Os bares poderão funcionar somente com 30% da capacidade, assim como as academias esportivas. Houve a paralização total das atividades em clubes sociais. “Todas as medidas não são para punir absolutamente ninguém, são medidas para preservar a vida, tendo em vista as dificuldades que o sistema nacional e estadual tem para enfrentar esse momento difícil que estamos passando”, afirmou o prefeito Eugênio Vilela.
Os supermercados deverão limitar a entrada de clientes ao equivalente a cinco pessoas para cada caixa em efetivo atendimento no estabelecimento. Aos restaurantes, a publicação reforça a vedação do self-service, já imposta pelo programa “Minas Consciente”.
Haverá também a suspensão das atividades esportivas coletivas e a proibição da realização de eventos e festas, em bares e salões, como confraternizações, recepções de casamentos, bailes de formaturas e outros.
Mais ficais serão colocados nas ruas para coibir o descumprimento das normas. Paralelamente à intensificação da fiscalização, o prefeito pede conscientização. “É preciso consciência por parte da população. Que os locais de atendimento comercial respeitem as regras de higiene porque a pandemia não acabou e estamos vivendo um momento muito difícil. Se não tem necessidade de ir a um local, não vá”, recomentou o prefeito.
Até 6 de janeiro a situação será reavaliada diariamente pela equipe técnica, podendo ser suspensa ou prorrogada.
Em números
Boletim da Secretaria Municipal de Saúde divulgado nessa terça-feira (15/12) aponta 1.548 confirmações da doença e 24 mortes. Outros três óbitos foram registrado entre a noite dessa terça e esta quarta-feira. Eles serão lançados no painel de monitoramento desta quarta.
*Amanda Quintiliano especial para o EM
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás