O vice-prefeito eleito de Nova Belém, a 153 quilômetros de Governador Valadares, Renaldo Inácio (PSB), que testou positivo para a COVID-19 em 8 de dezembro, foi transferido de avião na tarde desta quarta-feira (16/12) para o Hospital MaterDei, em Belo Horizonte. Ele estava internado no Hospital São Vicente de Paulo, em Mantena.
O Boletim Epidemiológico divulgado nesta quarta-feira, em Mantena, registrou que 16 pacientes da COVID-19 estão internados em leitos UTI e 11 pacientes em leitos de enfermaria. Havia a possibilidade de Renaldo ser transferido para Caratinga, mas a família preferiu que ele fosse para Belo Horizonte, cuja internação é garantida pelo plano de saúde.
A transferência de Renaldo, de 50 anos, foi uma decisão da família e se deu pelo comprometimento de 50% de seus pulmões pela doença. "Por precaução, ele foi transferido para uma unidade de saúde com mais estrutura", divulgou a Associação dos Municípios da Microrregião Leste (Assoleste).
Transporte de avião
O avião que levou o vice-prefeito Renaldo para Belo Horizonte decolou do aeroporto particular do Grupo Toledo, em Mantena. Do Hospital São Vicente de Paulo até o aeroporto, o vice-prefeito foi transportado por uma ambulância do SAMU.
A COVID-19 também acometeu o prefeito eleito de Nova Belém, Valdeci Dornelas (PSB), diagnosticado com a doença em 30 de novembro. Dornelas já está totalmente recuperado, fora do isolamento imposto pela quarentena e se mostrou confiante no sucesso do tratamento de Renaldo, seu companheiro de chapa nas eleições de 2020 – que ele aguarda para a posse em 1º de janeiro de 2021.