As obras para prevenir enchentes nas avenidas Vilarinho e Doutor Álvaro Camargos, na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte, vão entrar em uma nova fase. A Prefeitura de Belo Horizonte publicou o edital de licitação da terceira etapa das intervenções para otimização do sistema de macrodrenagem dos córregos Vilarinho, Nado e Ribeirão Isidoro.
Leia Mais
Vilarinho é fechada após chuva forte com granizo em BHChuva: BHTrans fecha Vilarinho e diversos trechos da capital; veja listaChuva em BH: simulado virtual tenta antever tragédias na Av. VilarinhoKalil sobre obra na Vilarinho: 'Deveria ter sido feita há 30 anos'PBH dá a largada para as obras da Avenida Vilarinho 'Não há risco de desabastecimento da Região Metropolitana', diz secretáriaO investimento para a obra é de aproximadamente R$ 152,4 milhões, financiados pela Caixa Econômica Federal. A partir da primeira ordem de serviço, o prazo para execução é de 36 meses.
De acordo com o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho, cada reservatório conseguirá armazenar 115 milhões de litros de água, que serão escoados após a chuva. Segundo ele, também está em andamento a primeira fase das obras, que são os córregos Lareira e Marimbondo, e a segunda fase, que é a implantação da caixa de captação na confluência dos córregos Vilarinho e Nado.
“Nesta etapa está prevista a implantação de dois reservatórios subterrâneos, com capacidade de armazenamento de 105,1 mil metros cúbicos cada um deles, incluindo a laje de cobertura. O prazo de julgamento das propostas das empresas interessadas é 25 de janeiro de 2021”, diz a Sudecap.
O último alagamento na Avenida Vilarinho ocorreu no mês passado, no dia 13. A avenida precisou ser interditada em três pontos durante a chuva. Ninguém ficou ferido na ocasião.