De acordo com a prefeitura, a nova medida foi adotada para manter as ações específicas de prevenção e combate à COVID-19 na cidade. “Medidas já implementadas por determinação de Decretos Municipais anteriores, bem como para manter a Vigilância Sanitária necessária nas atividades econômicas em geral autorizadas a funcionar, acompanhadas de restrições e flexibilizações controladas pelo poder público municipal”, detalha trecho do documento.
O decreto também prorroga o funcionamento do Hospital de Campanha, que seria desativado este mês. “Montado e disponibilizado ao atendimento exclusivo de pacientes portadores de COVID-19, tanto no município de Varginha, quanto de toda a região macro sul de Minas Gerais”, diz.
Além disso, as quatro unidades gripais montadas na cidade também seguem em funcionamento. “Ainda em funcionamento a entrada específica para sintomáticos respiratórios para atendimento 24 horas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA)”, ressalta.
COVID-19 na cidade
Varginha soma 1912 pessoas infectadas pelo novo coronavírus, sendo 45 mortes confirmadas pela doença. No período de uma semana, a cidade registrou mais 100 casos de COVID-19. No último dia 11, o município divulgou 1812 registros.
Na semana passada, o Jornal Estado de Minas mostrou que em um mês, a cidade contabilizou 375 pessoas e infectadas. No mesmo dia, foram incluídas no boletim municipal 24 testagens positivas, e uma das vítimas era um bebê de 10 meses.