A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai alterar um detalhe do boletim epidemiológico e assistencial do novo coronavírus, divulgado diariamente desde os primeiros dias da pandemia, em março deste ano. A partir desta sexta-feira (18/12), somente leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para COVID-19 serão contabilizados.
Leia Mais
Kalil amplia horário do comércio de BH no Natal, mas faz alertaCOVID-19: reabertura das escolas de BH começa a ser estudada, diz KalilKalil diz que BH está pronta para imunização: 'Só falta chegar a vacina'COVID-19 em BH: taxa de ocupação em UTIs ultrapassa os 70% Caminhão desgovernado desce rua do Alto Vera Cruz; veja vídeo COVID-19: medidas restritivas salvaram mais de 2.100 vidas, afirma PBH“Nosso boletim é liberado todos os dias levando em conta o número máximo de leitos que já tivemos. E nós desmobilizamos esses leitos para COVID para cobrir infartos, AVCs e traumas. Esses leitos estão ocupados, não vamos conseguir voltar todos esses leitos para COVID. Vamos voltar com alguns, mas todos não será possível, porque a demanda por outras doenças continua, o que não ia acontecer em junho, por exemplo”, afirmou Jackson.
A ocupação de leitos é um dos principais indicadores de monitoramento da doença na cidade. “Esse número que a gente considerava potencial de leitos possíveis de serem usados para COVID é um número falso hoje. Já foi verdadeiro um dia, hoje ele é falso. Acreditamos que o número real de leitos disponíveis a cada dia é um indicador muito mais fidedigno que o potencial”, completou o secretário.
De acordo com o boletim epidemiológico e assistencial do novo coronavírus em BH mais recente, divulgado na noite dessa quinta, a ocupação de leitos de UTI para a doença está em 61,7%. Com a mudança, que vigora a partir desta sexta, a tendência é de que essa taxa suba.
Segundo dados divulgados nesta sexta-feira pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, BH já registrou 57.016 casos de COVID-19. Dessas pessoas, 1.771 morreram por causa do vírus.