Jornal Estado de Minas

PANDEMIA

Kalil ampliou horário do comércio de BH a pedido da CDL

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou que o comércio da capital terá o horário de funcionamento ampliado em duas horas, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus. O anúncio da medida foi feito pelo prefeito da capital mineira, Alexandre Kalil (PSD), que atendeu a uma reivindicação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH). O pedido foi encaminhado para o prefeito na quarta-feira (15/12).





“Esperamos que, com a ampliação do horário, os consumidores consigam realizar suas compras de forma mais tranquila e segura, diminuindo as chances de aglomerações nos passeios públicos e comércios”, afirmou o presidente da CDL-BH, Marcelo de Souza e Silva. 

A reivindicação da CDL se baseou nas projeções de aumento de consumidores nos principais eixos comerciais de Belo Horizonte em função das vendas de Natal. 
 
A partir deste sábado (19/12), as lojas de rua poderão funcionar das 9h às 20h; já os shoppings poderão abrir às 10h e devem encerrar o expediente às 21h. Os novos horários valem por tempo indeterminado.


Aglomeração


De acordo com Kalil, ele não deve fechar o comércio da capital: “É uma grande confusão entre BH e o resto do estado, temos que deixar claro. Até porque são protocolos diferentes, independentes, e isso torna BH com números diferentes. Queria dizer que não vamos fechar a cidade. Estamos ampliando o comércio de rua. Vamos ampliar simplesmente para evitar aglomeração, não é porque a situação está boa não”, afirmou.

Segundo dados divulgados nesta sexta pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, BH já registrou 57.016 casos de COVID-19. Dessas pessoas, 1.771 morreram por causa do vírus.
 
*Estagiária sob supervisão da subeditora Kelen Cristina





audima