Jornal Estado de Minas

INFRAESTRUTURA E SEGURANÇA

Nova Lima vai receber praça revitalizada no Vale do Sol

Moradores da região do Vale do Sol, localizada no município de Nova Lima, vão ganhar um novo espaço, com infraestrutura e paisagismo. O município vai receber ainda uma viatura para integrar a frota do grupamento Tático Móvel da Polícia Militar. A entrega será feita na próxima quarta-feira (23/12), às 10h, na praça que fica na entrada do Vale do Sol. 





A inauguração vai contar com a presença de autoridades locais e de executivos da Cedro Mineradora, responsável pela entrega dos novos equipamentos para a cidade. A empresa opera, há pouco mais de dois anos, a Mina do Gama e, desde que iniciou suas atividades, assumiu uma série de compromissos com o município de Nova Lima. 
 
 

Os moradores que quiserem participar do evento devem seguir os protocolos de segurança e prevenção contra a COVID-19, como uso de máscaras e distanciamento social.  

Segundo a mineradora, de uma só vez ela reforça seu compromisso com a infraestrutura e a segurança da cidade. Isso porque entrega uma rotatória, que passa a funcionar como um novo espaço com total infraestrutura e paisagismo, e uma nova viatura para a Primeira Companhia de Polícia Militar Independente. 

Diálogo com a comunidade


Para definir seu objetivo, a empresa optou por ouvir a comunidade e entender suas principais necessidades. Foi assim que a rotatória virou projeto. Ela funciona como importante entroncamento entre os bairros da região do Vale do Sol e a rodovia BR-040.





Durante anos foi um terreno baldio sem nenhum recurso de infraestrutura, usado como depósito de entulhos, troncos e raízes secas de velhas árvores e até sucatas de máquinas pesadas. Era um espaço degradado, propício para proliferação de insetos, roedores e enchentes em época de chuvas. Além disso, o terreno gerava uma sensação de insegurança para os moradores.

A obra foi iniciada em setembro deste ano e contou com dezenas de profissionais trabalhando em diversas frentes. A nova praça terá um jardim, reaproveitando troncos e raízes de árvores que já estavam lá. Mas, antes de ficar pronta e transformar a paisagem local, foram cumpridas várias etapas, como levantamento topográfico, paisagismo, drenagem, irrigação e projeto arquitetônico.  
 
O primeiro passo foi desenvolver um bom sistema de drenagem, que conta com cerca de um quilômetro de galerias criadas com brita e tubos alveolares. Já a irrigação será responsável por manter vivas plantas de oito espécies diferentes, entre elas íris vermelha, grama esmeralda e grama amendoim. Como o solo da região não é propício ao cultivo de plantas, 30 carretas de terra vegetal foram trazidas de São José da Lapa. 

Sensação de segurança 

 
A recuperação de espaços degradados, por meio da reforma de praças, iluminação de vias, restauração de prédios, é fator decisivo para redução da criminalidade e aumento da sensação de segurança da população. 





Além da praça, a mineradora entrega também uma nova viatura para a Primeira Companhia da Polícia Militar Independente, que é responsável pelo policiamento dos municípios de Nova Lima, Raposos e Rio Acima. O veículo será utilizado no serviço Tático Móvel, modalidade que está sendo implantada na Unidade. 

Esse serviço atua em locais estrategicamente definidos e apontados pelo mapeamento criminal e inteligência de segurança pública, sobretudo, em ocorrências com maior grau de complexidade e na reação ao crime violento. A chegada da viatura vai garantir, segundo a PM, uma maior capacidade operacional à tropa e reforçar as ações voltadas para a segurança da população dessas áreas de abrangência da Unidade.

Além das entregas que vão ser realizadas no dia 23 de dezembro, a mineradora assumiu também obras de pavimentação e segurança na região, totalizando investimentos da ordem de R$ 5 milhões. Entre as principais intervenções estão a aquisição de câmeras de segurança para o Bairro Vale do Sol e quatro quilômetros de asfaltamento de uma das principais vias de acesso aos bairros da região. Junto ao asfalto foram desenvolvidos e executados trabalhos de terraplanagem, análise e reforço de solo, além da construção de vias pluviais para o escoamento da água da chuva. 
 
*Estagiária sob supervisão da editora Liliane Corrêa




audima