A Vigilância Sanitária de Pouso Alegre, Sul de Minas, interditou estabelecimentos comerciais na cidade por descumprimento das normas de combate à COVID-19. Pelo menos seis locais foram fechados entre a tarde e a noite desta sexta-feira (18/12). Entre os pontos interditados pelos fiscais da prefeitura estão lojas de variedades, bares e evento de música. Em um dos estabelecimentos interditado estava ocorrendo uma festa com cerca de 300 jovens.
De acordo com informação da assessoria de comunicação da prefeitura, esses locais não estavam obedecendo regras como a obrigatoriedade de formação de filas para os clientes aguardarem o atendimento, falta de álcool em gel e aglomeração na parte interna.
Leia Mais
Prefeitura de Pouso Alegre anuncia volta às aulas presenciais em fevereiro de 2021 COVID-19: Moradores do Sul de Minas pretendem se vacinar em São PauloPai do prefeito de Itajubá morre vítima de COVID-19COVID-19: Pouso Alegre restringe horário para idosos no transporte públicoCOVID-19: três idosos morrem em asilo de Nova Era, Região Central de MG
Casos de COVID-19 volta a aumentar
Na semana passada (10/12), o prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões, gravou um vídeo para alertar sobre o aumento dos casos de Covid-19 na cidade e a necessidade para que a população siga os protocolos de segurança no combate à pandemia.
“Estou dizendo para vocês: nós vamos começar a agir fortemente novamente. Nós sabemos que estamos num momento muito importante para o nosso comércio e não temos interesse nenhum em fechá-lo”, disse Rafael Simões.
A pandemia em Pouso Alegre
Pouso Alegre é a cidade do Sul de Minas com o maior número de casos confirmados de COVID-19 e mortes em decorrência da doença. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado ontem, são 3.942 moradores diagnosticados com o Coronavírus. Até o momento, 78 mortes foram confirmadas e há um óbito sob investigação.
Ainda de acordo com os dados do novo boletim, o total de pacientes recuperados está em 3.793, representando 96,22% dos contaminados. 71 moradores infectados com o vírus estão em acompanhamento nos hospitais ou no isolamento domiciliar, cumprindo a quarentena.
Ocupação de leitos está em 90%
A ocupação de leitos hospitalares voltou a aumentar na cidade. As vagas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) alcançaram os 90% de ocupação. São 18 leitos ocupados, dos 20 disponibilizados para o tratamento de pacientes com a COVID-19. Os dados incluem pacientes locais e de cidades vizinhas que têm Pouso Alegre como referência em saúde.
A secretária municipal de Saúde, Silvia Regina Pereira, informou que estão previstos para a próxima semana mais 10 vagas nos leitos de UTI em Pouso Alegre.