De acordo com informação da assessoria de comunicação da prefeitura, esses locais não estavam obedecendo regras como a obrigatoriedade de formação de filas para os clientes aguardarem o atendimento, falta de álcool em gel e aglomeração na parte interna.
O último decreto municipal sobre o enfretamento do novo Coronavírus em Pouso Alegre é de 18 de setembro, quando foram liberados campos de futebol, quadras esportivas, além do bares e restaurantes passarem a funcionar conforme o que estabelece seus alvarás. Porém, as regras dos decretos anteriores para formação de filas, disposição de álcool em gel e distanciamento.
Casos de COVID-19 volta a aumentar
Na semana passada (10/12), o prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões, gravou um vídeo para alertar sobre o aumento dos casos de Covid-19 na cidade e a necessidade para que a população siga os protocolos de segurança no combate à pandemia.
“Estou dizendo para vocês: nós vamos começar a agir fortemente novamente. Nós sabemos que estamos num momento muito importante para o nosso comércio e não temos interesse nenhum em fechá-lo”, disse Rafael Simões.
A pandemia em Pouso Alegre
Pouso Alegre é a cidade do Sul de Minas com o maior número de casos confirmados de COVID-19 e mortes em decorrência da doença. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado ontem, são 3.942 moradores diagnosticados com o Coronavírus. Até o momento, 78 mortes foram confirmadas e há um óbito sob investigação.
Ainda de acordo com os dados do novo boletim, o total de pacientes recuperados está em 3.793, representando 96,22% dos contaminados. 71 moradores infectados com o vírus estão em acompanhamento nos hospitais ou no isolamento domiciliar, cumprindo a quarentena.
Ocupação de leitos está em 90%
A ocupação de leitos hospitalares voltou a aumentar na cidade. As vagas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) alcançaram os 90% de ocupação. São 18 leitos ocupados, dos 20 disponibilizados para o tratamento de pacientes com a COVID-19. Os dados incluem pacientes locais e de cidades vizinhas que têm Pouso Alegre como referência em saúde.
A secretária municipal de Saúde, Silvia Regina Pereira, informou que estão previstos para a próxima semana mais 10 vagas nos leitos de UTI em Pouso Alegre.