O intenso calor registrado na maior parte do mês de dezembro em Belo Horizonte deve dar lugar a um tempo mais fresco na semana do Natal. Mesmo com o fim da primavera e a chegada do verão no Hemisfério Sul, os termômetros devem registrar queda de temperatura nos próximos dias, com grande possibilidade de chuva na data especial.
Leia Mais
Inmet alerta para chuvas intensas nas próximas horas em BHCom clima gelado em BH, entidades pedem agasalho e levam alimentos aos que mais precisamSul de MG: temporal alaga casas e derruba teto de agência bancária Natal deve ser de muita chuva em Belo HorizonteVerão começa hoje e pode ter forte calor e menos chuva em Minas GeraisBombeiro de MG morre afogado após salvar filhos em praia no Sul da BahiaAo longo da semana, o tempo será predominantemente de sol, com muitas nuvens durante o dia e chance de chuva a qualquer hora. Nesta segunda-feira (21/12), a temperatura ainda será mais quente, ficando entre 19ºC e 31ºC, podendo ter uma queda a partir desta terça-feira, de acordo com a previsão feita pelo Climatempo.
“Vamos ter uma frente fria chegando na terça-feira que vai trazer chuva para as regiões Sul, Oeste, Zona da Mata, Região Central e Região Metropolitana de Belo Horizonte. De terça a quinta-feira, podemos ter pancadas de chuva, principalmente nos dois primeiros dias. E pode haver pancadas fortes, com rajadas de ventos, sobretudo terça-feira. Vamos ter uma queda de temperatura. Amanhã, já vamos ter uma máxima de 32ºC, enquanto terça ela deve cair para 26ºC”, analisa o professor e meteorologista Ruibran Januário dos Reis.
Mesmo com a pandemia do coronavírus, vários mineiros podem optar por viajar no Natal. E a orientação dos especialistas é ter cuidado redobrado na estrada, especialmente com a aquaplanagem, que provoca muitos acidentes neste período. A melhor opção, no entanto, é ficar em casa, para se proteger contras as chuvas e contra a transmissão da COVID-19.
Para Ruibran, os motoristas devem optar por viajar logo cedo para chegar ao destino com mais segurança e evitar transtornos nas rodovias: “Quem vai viajar no Natal deve evitar o período da tarde e da noite, porque será o horário com maior probabilidade de chuva. À noite, teremos baixa visibilidade em todas as saídas da Região Metropolitana, principalmente quem estiver indo para o Sul ou para o litoral do Rio de Janeiro”.
Sem blusa de frio
Na noite de Natal, a temperatura tende a ficar entre 19ºC e 26º, o que ameniza um pouco o calor dos últimos dias. A umidade relativa do ar é em torno de 90%, com ventos a partir de 15 km/h. Segundo Ruibran, a queda nos termômetros não chega a ser tão intensa: “Optar pela blusa de frio eu não diria tanto, mas o clima estará mais fresquinho no Natal”.
A partir de sábado, a temperatura volta a subir, ficando com uma máxima em torno dos 30ºC, com nova possibilidade de chuva e rajadas de ventos.