O verão começou às 7h02 desta segunda-feira e promete um cenário diferente do período registrado no início de 2020 em Minas Gerais. Segundo a meteorologia esta é a estação mais chuvosa no Brasil, mas em 2021 a climatologia indica que as chuvas podem ficar em nível normal ou ligeiramente abaixo da média, o que aumenta o calor ainda mais.
Leia Mais
Pensando em viajar? Confira as regras nas praias preferidas pelos mineirosSemana do Natal deve ter tempo chuvoso e termômetros em queda em BHCrianças do Aglomerado da Serra, em BH, recebem presentes de NatalÓleos essenciais refrescam e protegem a pele dos raios solares no verãoMonte Verde registra menor temperatura em Minas neste ano Prepare-se: calorão deve continuar castigando no domingo em BH Belo Horizonte registra chuva forte na tarde desta terça-feiraTemporal deixa oito famílias desalojadas na cidade de Nova Serrana, em MG COVID-19: Ipatinga vai comprar 400 mil doses da 'Coronavac'Universidade inglesa reconhece o mutum-do-sudeste como salvo da extinçãoDefesa Civil de BH alerta para chuva, raios e rajadas de vento Concerto natalino leva alegria a hospital na Região Centro-Sul de BHCoronavírus: Minas totaliza 11.235 mortes e se aproxima de 500 mil casosNo entanto, no início do ano que vem, haverá uma mudança. “A climatologia indica uma estação mais quente e menos chuvosa em algumas áreas de Minas, com a temperatura máxima e mínima um pouco acima da média”, diz.
“Janeiro pode começar com veranico. Repetir o janeiro deste ano acho difícil. Não há outros fenômenos atuando, só o La Niña, que está influenciando (o verão) a ser menos chuvoso”, explica. O veranico ocorre quando um bloqueio atmosférico sobre uma região impede a chegada das frentes frias, provocando estiagens de sete a 15 dias. Com menos chuva, é importante evitar abusos e adotar o consumo consciente de água. “A climatologia indica chuva ligeiramente abaixo da média. Consequentemente, não se espera muita precipitação nos reservatórios”, comenta Souza.
Com a radiação solar intensa, as temperaturas tendem a subir no estado, com a máxima chegando aos 38°C ou até 40°C em algumas áreas, principalmente no Norte do estado.
Em Belo Horizonte, onde a mínima no verão costuma ficar na casa dos 19°C, neste verão pode chegar aos 21°C, com a máxima de até 35°C. Se a umidade do ar na cidade estiver mais alta, a tendência é de clima abafado, segundo o meteorologista.
O verão termina às 6h02 de 20 de março do ano que vem.
O verão termina às 6h02 de 20 de março do ano que vem.
Natal com chuva
Para esta semana, a previsão é de que a frente fria que se encontra no litoral de São Paulo chegue ao estado na terça-feira, provocando chuvas significativas. Assim, a partir de amanhã há possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite em boa parte do estado.
Em Belo Horizonte, a temperatura mínima foi de 19°C e a máxima pode chegar aos 31°C hoje. No interior do estado, a máxima prevista é de 36°C nas regiões Norte, Zona da Mata e Vale do Jequitinhonha.
Já com a frente fria, o clima muda novamente. As temperaturas devem cair gradativamente até a quinta-feira, véspera de Natal. Com o céu encoberto pelas nuvens, o tempo deve esfriar.
A previsão para o natal é de temperatura entre 18°C e 24°C na capital mineira. No estado, a máxima não deve passar dos 30°C. Também há possibilidade de chuva a qualquer hora do dia na quarta e quinta-feira em grande parte de Minas Gerais. No sábado, o sistema começa a enfraquecer as chuvas diminuem.