A Prefeitura de Ipatinga, no Vale do Aço, enviou ao Instituto Butantan, em São Paulo (SP), nesta segunda-feira (21/12), um termo de intenção para aquisição de 400 mil doses da vacina desenvolvida pela gigante farmacêutica Sinovac Biotech e produzida pelo instituto paulistano.
Segundo a Prefeitura, a expectativa é de que o Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, possa atender toda a população ipatinguense o mais rapidamente possível com a vacinação contra a COVID-19. O termo de intenção de compra foi enviado ao Instituto Butantan, como forma de se prevenir contra um eventual atraso no plano nacional.
Leia Mais
Coronavírus: Minas totaliza 11.235 mortes e se aproxima de 500 mil casos Chuvas em Minas: 7 dicas do que fazer em caso de tempestadeVerão começa hoje e pode ter forte calor e menos chuva em Minas GeraisItapecerica anuncia acordo com Butantan para comprar vacina contra COVID-19Valadares: duas pessoas morrem em colisão frontal entre motocicleta e JeepCOVID-19: Corpo do prefeito de Santa Maria do Suaçuí será sepultado hojeBombeiros resgatam piloto e asa delta em árvore de 10 metros de alturaCOVID-19: Ocupação de leitos de UTI em BH permanece em nível críticoÉrica explicou ainda que a incidência de casos por milhão de habitante em Ipatinga classifica a cidade em uma escala de risco muito alto. "Por isso mesmo estamos cumprindo o protocolo de enviar esse termo de intenção ao instituto e aguardamos que eles retornem com sua anuência, para que possamos nos capacitar a efetuar a compra caso se faça necessário”, disse.
A secretária informou que a SMS está elaborando um Plano de Contingência, com base nos planos estadual e federal, para organização da compra de insumos, como seringas e equipamentos para guarda e armazenamento dos produtos. “Não adianta nos prepararmos para comprar as vacinas se não tivermos os insumos necessários para a aplicação e nem como locais apropriados para armazenar adequadamente o que iremos comprar”, disse.