A Prefeitura de Belo Horizonte publicou, na tarde desta segunda-feira (21), uma cartilha com diversas orientações à população para as festas de fim de ano, como o Natal e Ano Novo. O objetivo da PBH é evitar que a COVID-19 avance na cidade após as datas comemorativas.
A principal recomendação é de não realizar festas com convidados e que somente pessoas que moram juntas participem. Segundo a cartilha, caso não for possível evitar convidados, é de extrema importância que todas as medidas sejam tomadas para impedir a contaminação. Vale ressaltar que se alguém demonstrar qualquer sintoma suspeito, a orientação é não comparecer.
“A prefeitura destaca a importância dessas orientações elaboradas pela Fiocruz, e com essa cartilha apresenta para toda a população de Belo Horizonte as medidas que podem ajudar a evitar contaminações por COVID-19 nas festas de fim de ano. A recomendação é para que as pessoas não participem de eventos e celebrações e se cuidem, pois muitos outros Natais e Réveillons virão”, afirma o secretário municipal de Saúde Jackson Machado Pinto.
Leia Mais
COVID-19: Ocupação de leitos de UTI em BH permanece em nível críticoConcerto natalino leva alegria a hospital na Região Centro-Sul de BH'O pior Natal': expositores da Feira Hippie veem vendas despencarem em 2020Kalil amplia horário do comércio de BH no Natal, mas faz alertaPrefeitura de BH manterá distribuição de cestas básicas e kits de higienePrefeitura interditou quatro bares e restaurantes em BH no período do NatalConfira o funcionamento de parques, feiras e museus neste fim de ano em BH Carreta que transportava combustível tomba e interdita a BR-040COVID-19: Hospitais privados de BH têm 40% mais leitos ocupados que o SUSVEJA AS RECOMENDAÇÕES:
- Use máscara sempre que não estiver comendo ou bebendo;
- Tenha um saco para guardar a máscara quando estiver comendo ou bebendo e a mantenha limpa e seca entre os usos;
- Tenha uma máscara limpa extra, para o caso de necessidade de troca (tempo de uso, umidade ou sujeira);
- Evite aglomerações e mantenha a distância de, pelo menos, 2 metros entre os participantes;
- Evite apertos de mão ou abraços. Dê preferência a locais abertos ou bem ventilados;
- Evite o uso de ar-condicionado;
- Lave as mãos com frequência durante o evento com água e sabão ou use álcool 70%;
- Não compartilhe objetos, como talheres ou copos, e maquiagens;
- Após tocar em objetos que estejam sendo compartilhados com outros convidados (ex: utensílios para servir a comida, jarras e garrafas), lave as mãos com água e sabão ou álcool 70%;
- Limite o número de convidados de acordo com o tamanho do espaço, permitindo que as pessoas mantenham distância de 2 metros entre si;
- Oriente seus convidados a levarem suas próprias máscaras;
- Evite música alta para que as pessoas não tenham que gritar ou falar alto;
- Caso alguém esteja contaminado com o vírus, lançará um número maior de partículas virais no ambiente;
- Dê preferência a locais abertos ou bem ventilados;
- Evite o uso de ar-condicionado;
- Não deixe que os convidados formem filas para serem servidos;
- Oriente os convidados a não se sentarem todos reunidos na hora da ceia;
- Organize espaços separados para pessoas que moram juntas;
- Tenha sabão e papel para secagem de mãos disponíveis no banheiro;
- Evite o uso de toalhas de pano;
- Disponibilize álcool 70% em gel nos ambientes;
- Utilize lixeiras com pedal para que as pessoas descartem seus lixos sem precisar colocar as mãos na tampa;
- Lave as mãos após esvaziar a lixeira.
NÚMEROS EM BH
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira, a capital mineira tem 59.804 casos confirmados de COVID-19 e 1.789 mortes por causa da doença.
O nível de transmissão está em 1,09 (nível amarelo); a taxa de ocupação de leitos de UTI específicos para COVID-19 em 70,1% (nível vermelho) e as enfermarias estão em 66% (nível amarelo).
*Estagiário sob supervisão do subeditor Eduardo Oliveira