"A partir desta data a gratuidade das tarifas no transporte público coletivo a usuários com mais de 60 anos fica restrita ao período das 9h às 16h”, estabelece o decreto.
Em julho, o Decreto 5.175 já havia estabelecido essas mesmas regras, para limitar a circulação das pessoas consideradas do grupo de risco. Porém, depois foram publicados decretos que flexibilizaram algumas medidas na cidade.
Segundo o texto atual, as novas medidas de prevenção e enfrentamento à pandemia leva em consideração o aumento dos casos diagnosticados e dos óbitos confirmados em decorrência do vírus em Pouso Alegre nas últimas semanas.
“Diante desse quadro, optou-se pela restrição de horário para contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública ao público considerado do grupo de risco”, informa texto divulgado pela assessoria da prefeitura.
Mais 4 mil casos e 80 mortes
Nesta semana, a prefeitura de Pouso Alegre confirmou mais duas mortes por COVID-19 no município. Uma delas já constava nos boletins anteriores como óbito em investigação. O outro caso é de paciente que já tinha o diagnóstico da doença.
Com as duas confirmações, Pouso Alegre alcança a triste marca de 80 moradores mortos em decorrência de complicações da pandemia.
No município, o total de pacientes que já foram infectados pelo novo coronavírus é de 4.032. Desses, 3.861 pacientes estão recuperados da doença (96%). Atualmente, são 91 casos em acompanhamento, entre pacientes internados e pessoas que cumprem quarentena em casa. Os dados são do boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (23).
Ocupação de leitos chega a 70%
Os hospitais de Pouso Alegre estão com 50 pacientes internados, sendo 29 em leitos de enfermarias e 21o em UTI. Nesta semana, a ocupação de leitos de UTI chegou a 95%, quando 19 das 20 vagas estavam ocupadas. Porém, 10 novos leitos foram disponibilizados para o tratamento exclusico a pacientes com a COVID-19. A ocupação na UTI hoje é de 70%.