A Secretaria Municipal de Saúde de Ipatinga, no Vale do Aço, alterou a logística de oferta e aplicação de testes de detecção da COVID-19, depois que o governo do estado anunciou, nessa segunda-feira (22/12), a suspensão de entrega do tipo RT-PCR (que utiliza cotonete) para várias cidades mineiras, incluindo Ipatinga.
Em nota técnica encaminhada às secretarias municipais de saúde, o governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, informou que o problema ocorre “pelo aumento expressivo do número de casos no estado e pelo desabastecimento de insumos”.
Com o anúncio do governo do Estado, a SMS Ipatinga optou por racionar a disponibilização desse exame. Nos estoques da prefeitura, há apenas 87 testes disponíveis e que precisam ser priorizados, número bem abaixo da média diária de aplicação no município, que chegou a realizar até 130 testes RT-PCR por dia, informou a SMS.
Se antes, todo paciente entre o 3º e o 8º dias com sintomas de COVID-19 que chegasse a uma das Unidades Básicas de Saúde logo passava pelo teste RT-PCR, agora a aplicação será centralizada em uma única UBS, a do bairro Cidade Nobre.
Porém, o teste RT-PCR será exclusivo para os profissionais da saúde, idosos com mais de 60 anos, profissionais de segurança pública, pacientes internados, pacientes com condições clínicas de risco (como diabetes, asma, entre outros) e a população de alta vulnerabilidade (como moradores de rua).