A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Governador Valadares se prepara para oferecer serviço de atendimento domiciliar aos usuários do SUS, seguindo orientações do Ministério da Saúde. Com mais este serviço de atenção continuada a Prefeitura espera reduzir a demanda por internação hospitalar.
Leia Mais
COVID-19: oito regiões do estado estão na onda vermelha do Minas ConscienteTráfego de veículos pesados vai ser restringido nos feriados de fim de anoChuvas: saiba seus direitos em caso de prejuízos por desastres naturais Abaixo-assinado chama atenção para saúde de adolescentes transgêneros COVID-19 determina Natal triste para muitas famílias do Leste de MinasEssas equipes vão formar o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), uma nova modalidade de atenção à saúde complementar que tem como objetivo reduzir a demanda por atendimento hospitalar ou reduzir o tempo de permanência do paciente no hospital.
O serviço reforçará as atividades de promoção, prevenção, tratamento de doenças e reabilitação motora ou respiratória em domicílio já existentes na cidade. As equipes serão formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas, podendo incorporar outros colaboradores como assistente social, farmacêuticos, psicólogo e nutricionista.
A SMS, junto à coordenação do SAD, dará início aos trâmites para num curto espaço de tempo selecionar e formar as equipes multidisciplinares que vão atuar junto aos pacientes em casa.
Todo o processo tem o prazo para estruturação de 90 dias e está condicionado ao cadastro no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). O recurso federal para custeio deste serviço é de R$ 1.272.000,00 por ano e a gestão é feita pelo Município.